Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 06/06/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Na obra "Cidadanias Mutiladas", o geógrafo Milton Santos defende que a democracia só se concretiza quando todos têm seus direitos assegurados de forma plena. No entanto, no contexto brasileiro, esse ideal colide com a persistência de desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil, realidade que fragiliza o pleno exercício da cidadania. Nessa perspectiva, destacam-se o preconceito estrutural que exclui grupos sociais historicamente marginalizados e a precarização dos serviços públicos essenciais, como saúde e educação como vetores fundamentais na perpetuação desse cenário. (Muito bem. Formulou a tese)
Em um primeiro olhar, evidencia-se o impacto da naturalização das desigualdades, que contribui para a persistência desse entrave social. De acordo com John Locke, é dever do Estado assegurar os direitos naturais dos indivíduos; quando falha, rompe-se o contrato social. Ao negligenciar a desigualdade no país, o poder público reforça os efeitos da desigualdade entre regiões no Brasil e demonstra ineficiência frente à necessidade de transformação. (Melhore a relação entre a discussão apresentada e o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse prisma, a influência da falta de infraestrutura adequada agrava ainda mais o cenário. Conforme Pierre Bourdieu, os instrumentos simbólicos — como a linguagem e os meios de comunicação — moldam nossa percepção do mundo. Assim, quando há distorção ou silenciamento sobre a desigualdade entre regiões no Brasil, instala-se um estado de apatia coletiva, que enfraquece o debate e dificulta o avanço de soluções. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, é urgente que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, desenvolva políticas públicas educativas e preventivas, com ações em escolas, centros comunitários e nas redes sociais, para formar cidadãos mais críticos e conscientes sobre a desigualdade de regiões. Além disso, cabe à sociedade civil, em parceria com a mídia, promover campanhas de conscientização em plataformas como Instagram e YouTube, com o objetivo de informar, combater estigmas e incentivar o engajamento social. Assim, poderemos caminhar rumo a uma cidadania mais plena, como defendia Milton Santos. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.