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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

Enviada em: 05/06/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial

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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Na novela "Carrossel", são retratados dois estudantes, Jaime e Laura, que estão com sobrepeso. Fora da ficção, no Brasil, milhares de cidadãos também sofrem com essa condição, a obesidade, e apresentam empecilhos para melhorar a sua saúde, infelizmente. Dessa maneira, é necessário apontar a desigualdade social como desafio para reduzir o índice dessa condição médica na nação, bem como a falta de qualidade na infraestrutura da saúde pública. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Em primeira análise, cabe citar a assimetria social como um desafio para problemática. A exemplo disso, em reportagem exibida pelo programa de televisão Fantástico (Vírgula) em 2024, é afirmado que, por serem mais baratos, alimentos com alto teor de açúcar, como bolachas e refrigerantes, são comprados pelas populações mais pobres. Consequentemente, elas consomem altas taxas de carboidratos, causando o acúmulo de gordura corporal e piorando a doença, já que deixam de adquirir alimentos ricos em nutrientes, como vegetais e frutas. Por outro lado, os mais ricos têm a possibilidade de ter uma dieta saudável, já que conseguem comprar qualquer alimento que seja recomendado para o seu bem-estar. Desse modo, a disparidade econômica é um obstáculo para abaixar a obesidade no país.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale destacar a precária estrutura do Estado. Por exemplo, o Sistema Único de Saúde não é capaz de oferecer acompanhamento médico, psicológico e nutricional de maneira eficaz por suas longas filas de espera na maior parte das cidades e de comprar remédios para doentes, já que fármacos, como o Ozempic, podem custar até mesmo mil reais por unidade (Melhore a apresentação dessa discussão. Apresente dados). Como consequência, quem é obeso não recebe a devida a orientação e tratamento para essa condição, dificultando sua melhora. Assim, torna-se mais difícil reduzir o nível de sobrepeso nacional.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que medidas sejam tomadas para diminuir o índice de obesidade. Para tanto, o Ministério da Saúde - órgão coordenador do bem-estar das massas - deve melhorar seu atendimento. Isso deve ser feito por meio de um maior e rápido acesso aos profissionais da saúde e pela compra de medicamentos a fim de combater o sobrepeso. Dessa forma será reduzida a taxa da doença no Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200