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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 05/06/2025
Com a evolução social, a praticidade se tornou essencial no nosso dia a dia, seja com o acesso instantâneo às informações em dispositivos móveis quanto na nossa alimentação, caracterizada pelo consumo de alimentos ultraprocessados(fast foods).Entretanto, o seu consumo exacerbado contribui para os índices de obesidade no país, devido a falta de uma reeducação alimentar e a desigualdade social, impactando principalmente a vida de crianças e adolescentes. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, uma escolha alimentar, deficiente de nutrientes e com alto teor calórico, leva a essa problemática. (Truncamento) Uma vez que a adquirimos (Vírgula) muitas vezes ainda na infância, com a ingestão de açúcares e gorduras saturadas em nossa dieta, que somada a problemas psicológicos como ansiedade e depressão se torna uma compulsão alimentar, ligada a necessidade de uma reeducação alimentar. 
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a maior parte dos consumidores de enlatados são famílias de baixa renda, que fomentam esse mercado por ser mais acessível ao seu contexto social (Apresente dados). Assim, temos o aumento precoce de jovens sedentários e acima do peso (Vírgula) além de o aumento do desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão recorrentes nessa faixa etária. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a obesidade é um problema social sério. Cabe ao Ministério da Saúde a elaboração de medidas de orientação nutricional que redirecione a alimentação dos alunos, desde o seio escolar. Com a criação de hortas, palestras com nutricionistas ,suporte psicológico e físico. Dessa forma, será possível ressignificar o histórico nutritivo no país. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
