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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 04/06/2025
Atualmente, por meio de pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível constatar que os índices de obesidade e sobrepeso mundiais encontram-se elevados. E, no Brasil, esses dados não são diferentes (Desenvolva mais). Diante dessas informações, infere-se o despreparo da sociedade brasileira quanto a questões que envolvem educação alimentar, evidenciando-se os desafios para modificar essa realidade no Brasil.
Para a prevenção e o controle da obesidade e do sobrepeso, uma alimentação balanceada aliada a uma vida mais ativa fazem-se necessárias. Contudo, incorporar alimentos mais saudáveis e exercícios à rotina do povo brasileiro não é tarefa fácil. Para tanto, é importante educar nutricionalmente a sociedade para que seja possível identificar suas necessidades e tranformar o que aprenderam em hábitos mais saudáveis. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, profissionais da área da saúde juntamente ao Estado devem divulgar nas redes sociais e imprensa projetos voltados a estimular uma consciência nutricional nas pessoas, ensinando-as a preparar os alimentos, a escolhê-los da melhor forma e aproveitá-los por completo, por exemplo, além de ensiná-las a se exercitar e aumentar os espaços gratuitos para praticar atividades físicas, também. Portanto, por meio de campanhas educacionais nos meios de comunicação, palestras em escolas e outros espaços públicos será possível alcançar diferentes faixas etárias para, assim, transformar conhecimento em ação. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
