Como enfrentar a obesidade no Brasil
Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 03/06/2025
No Brasil, os casos de obesidade estão cada vez mais comuns. Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), 50,1% dos homens estão acima do peso e, (Sem vírgula) 48% das mulheres sofrem com o mesmo problema. Sendo que 18,5% dos homens eram obesos 28,7%das mulheres também. Com esses números fica claro que a obesidade é um problema de saúde pública.
As causas dessa problemática são as mudanças nos hábitos alimentares, consumindo-se cada vez mais ultras-processados, na prática de menos atividades físicas, com as pessoas ficando cada vez mais de frente com as telas, entre outros. (Reestruture. Parágrafo frasal e abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Porém o poder público não colabora, sendo que, (Sem vírgula) há pouca oferta de espaços públicos para atividades físicas, (Sem vírgula) e, (Sem vírgula) poucas ações como as de: educação alimentar e também em políticas que dificultem o acesso à alimentos utra- processados e a facilidade em alimentos mais saudáveis. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Para mudar essa situação (Vírgula) é preciso implementar mais espaços públicos de atividades físicas , regulamentação para alimentos ultra-processados, oferecer educação alimentar para a sociedade desde a infância. Só assim se resolverá o problema da obesidade no Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
