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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 03/06/2025
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura os direitos e o bem-estar da população. No entanto, ao observar os desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil, nota-se que esse preceito é constatado, e não desejavelmente na prática (Reformulea). Sendo assim, torna-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve ressaltar a ausência de políticas públicas de promoção em saúde. Como exemplo o sociólogo francês - Pierre Bourdieu, que argumenta sobre como o acesso à saúde é desigual. Desse modo, sem políticas públicas que democratizem o acesso à informações à saúde, populações mais carentes tendem a adotar hábitos menos saudáveis por falta de orientação. (Melhore e explore mais essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ausência de ações estruturais nos espaços urbanos colaboram para a não prática de exercícios físicos. Por exemplo, a urbanista Jane Jacobs defendia que as cidades bem planejadas estimulam a convivência social, segurança e mobilidade. Em suma, a má estrutura urbana limita a circulação de pessoas e por consequência a prática de atividade física. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge ao Ministério da saúde (Vírgula) juntamente ao Ministério das cidades, promover um programa nacional voltado a promoção de hábitos saudáveis - que inclua campanhas educativas nas escolas, unidades de saúde e mídias sociais, e também investir em requalificações urbanas, como parques, ciclovias e academias nos bairros mais precários por meio de parceria com o governo estadual e municipal. Em síntese, todos teriam acesso à promoção em saúde e seguirá o proposto pela Constituição Federal de 1988. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
