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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 03/06/2025
No episódio 26 (Vírgula) do seriado brasileiro “Mundo da Lua”, é possível observar, ainda que de forma ficcional, os efeitos devastadores de uma alimentação desbalanceada: no enredo, as frutas e verduras estão contaminadas e não podem ser consumidas, restando aos personagens apenas alimentos ultraprocessados e açucarados. Essa dieta os leva rapidamente ao sobrepeso e a sérios problemas de saúde. Embora seja uma narrativa simbólica, ela representa de maneira contundente um dos grandes desafios contemporâneos do Brasil: o combate à obesidade causada, em grande parte, pelo consumo excessivo de produtos industrializados. (Muito bem. Apresentou a tese)
Entre os principais obstáculos para reduzir os índices de obesidade no país, destaca-se a desinformação nutricional (Insira na sua tese). Muitos brasileiros, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, não têm acesso a informações adequadas sobre os riscos do consumo frequente de ultraprocessados — como refrigerantes, embutidos e congelados. Segundo estudo da Fiocruz (2022), o aumento do consumo desses produtos está diretamente relacionado à elevação dos casos de obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2, atingindo até mesmo crianças e adolescentes. Diante disso, é urgente a implementação de políticas públicas que promovam o letramento nutricional desde os primeiros anos escolares.
(Boa estratégia coesiva) Outro desafio relevante está ligado ao fator socioeconômico (Discussão não presente na tese). Em diversas regiões do país, sobretudo nas periferias urbanas e zonas rurais, alimentos in natura são escassos ou apresentam preços inacessíveis, ao contrário dos ultraprocessados, que são mais baratos e amplamente disponíveis. Essa realidade cria os chamados “desertos alimentares”, onde a oferta de alimentos saudáveis é limitada, o que acaba por violar o direito constitucional à alimentação adequada. Assim, o combate à obesidade exige também a superação dessas desigualdades estruturais.
Dessa forma, enfrentar a obesidade no Brasil demanda uma ação integrada entre governo, sociedade civil e setor privado. O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, deve implementar programas contínuos de educação alimentar em escolas, com materiais pedagógicos acessíveis e oficinas práticas com nutricionistas. Além disso, o Governo Federal deve fortalecer a agricultura familiar e fomentar a criação de feiras livres em regiões periféricas, por meio de subsídios e incentivos logísticos, tornando os alimentos saudáveis mais acessíveis. Campanhas publicitárias educativas, veiculadas nas mídias tradicionais e digitais, também devem alertar para os perigos dos ultraprocessados e incentivar escolhas alimentares mais conscientes.
(Boa estratégia coesiva) Assim, será possível avançar no enfrentamento da obesidade no Brasil, promovendo uma sociedade mais saudável, informada e bem alimentada — e evitando, na vida real, o cenário distópico retratado em “Mundo da Lua”.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
