Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 03/06/2025
Atualmente, redes de informação como G1 ou alguns sites do Governo, (Sem vírgula) têm relatado um aumento do percentual de pessoas em situação de obesidade. Essa questão pode ter diversas causas, desde a transtornos de ansiedade que causam compulsoes alimentares ao isolamento social durante a pandemia, onde houve um déficit de exercícios físicos na população. (Melhore a contextualização do tema)
Nesse sentido, é notável perceber que questões de ansiedade podem gerar respectivamente um descontrole maior sobre a fome, dificultando o controle sobre ela. Um grande exemplo disso é o ator Brendan Fraser que passou por questões de ansiedade após uma pausa na carreira, isso fez com que ele tivesse um ganho de peso, tornando-se irreconhecível para algumas pessoas. (Melhore a relação dessa discussão com o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, com o início da pandemia, as pessoas tiveram suas rotinas afetadas por conta do isolamento. Isso dificultou a busca por exercícios físicos, e causando a obesidade em boa parte da população. O aumento de consumo em alimentos industrializados, e em serviços de fast food (Vírgula) também pode explicar esse aumento. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se cada vez mais comum o aumento da obesidade diante dessas situações que afetaram e ainda afetam não só o Brasil, mas o mundo. Porém, essas questões podem ser resolvidas com o auxílio do Estado, incentivando com palestras em locais públicos para que haja uma conscientização sobre alimentação e os riscos da obesidade, para que o índice da obesidade venha a diminuir. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
