[Sem título]

Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

Enviada em: 02/06/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A canção "Geração Coca-Cola", da renomada banda Legião Urbana, retrata a má qualidade da alimentação das pessoas, marcada pelo seguinte excerto: "Desde pequenos nós comemos lixo, Comercial e industrial". Essa realidade está longe de ser exclusiva do universo musical, uma vez que, no Brasil, a obesidade — resultante, principalmente, de uma nutrição rica em açúcares processados e gorduras industriais — é uma questão constante, pois, de acordo com o Ministério da Saúde, 20% dos brasileiros são obesos. Sendo assim, é prudente refletir acerca da elitização das atividades físicas e da falta de acesso à alimentação de qualidade.

Em primeiro lugar, é cabível citar que, segundo o médico grego Hipócrates, "A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva". Contudo, os índices de obesidade vêm aumentando de forma alarmante, uma vez que grande parcela da brasileira não têm acesso à esse direito essencial. Tal dificuldade em realizar ou manter práticas de atividade física é impulsionada, principalmente, pela carência de tempo livre e ausência de infraestrutura de espaços públicos voltados à exercícios, em especial na periferia (Reestruture essa discussão). Com base nisso, uma mudança urgente e pragmática deve ser realizada, a fim de tornar a prática de exercícios físicos acessível à todas as camadas da população.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o baixo custo de alimentos de menor valor nutricional também constitui-se como um fator que aumenta, de maneira alarmante, o número de casos de obesidade. Isso posto, a Fundação Oswaldo Cruz divulgou um estudo que afirma que o consumo de alimentos ultraprocessados é responsável por cerca de 57 mil mortes prematuras de pessoas entre 30 e 69 anos no Brasil, comprovando o impacto de uma má alimentação a longo prazo. Nesse sentido, a combinação de fatores econômicos e biológicos, como a predisposição à obesidade, resulta em um grave acúmulo de gorduras e açúcares adivindos muitas vezes de alimentos baratos e prontamente disponíveis à população de baixa renda. À luz dessa perspectiva, é fundamental que haja maior investimento estatal na garantia de uma boa alimentação para todas as parcelas da sociedade.

(Boa estratégia coesiva) Por fim, diante dos desafios supracitados, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do Ministério da Saúde, em parceria com a mídia nacional, desenvolver campanhas educativas — por meio de palestras públicas e conteúdos veiculados nas midis sociais — que orientem a população acerca da importância de uma alimentação equilibrada. Além disso, é fulbral que o Governo Federal estimule ações estratégicas para ampliar a infraestrutura urbana voltada para a prática de atividades físicas. Dessa maneira, a realidade retratada pela canção "Geração Coca-Cola" se limitará ao universo musical. ​​​​​​​(Proposta completa) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200