As questões da obesidade na sociedade brasileira
Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 01/06/2025
A negligência do transtorno da obesidade (Há um espaço destinado ao título)
É notório a descriminação que pessoas acima do peso sofrem, e em como essa situação dificulta o seu convívio em sociedade. De acordo com o (IBGE) (Desenvolva a sigla), estima-se que 61,7% dos brasileiros têm excesso de peso, portanto é preciso falar sobre o problema que tal situação pode causar, como a exclusão social e o fato de a obesidade precisa ser tratada como uma doença. (Melhore a construção da discussão)
Em primeira análise, cabe destacar o isolamento que pessoas obesas sofrem por meio do preconceito da sociedade em relação ao seu corpo, (Justaposição) logo a insegurança os atingem, prejudicando o seu convívio social, esse cenário pode não apenas prejudicar pessoas maiores de idade como também pode afligir crianças, podendo afetar a sua autoestima. (Explore mais a discussão. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra preocupação constante é em como os cidadãos põem a culpa nas próprias vítimas, e refutam o fato de que a obesidade é uma doença crônica causada por compulsividade, então é necessário uma intervenção para que essa inaceitável situação seja modificada. (Reestruture e explore mais a discussão. Parágrafo frasal)
Levando-se em consideração o bullying sofrido por pessoas obesas e a falta de compreensão da população relação é esse doença, é coerente reafirmar o grande sofrimento que isso pode causar para as vítimas. Por isso, é imprescindível que o governo, com o auxílio das agências de publicidade (Vírgula) façam campanhas de inclusão de pessoas acima do peso. Dessa forma ajudará reduzir consideravelmente esse impasse. (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Abordagem tangencial do tema proposto. Reestruture e mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
