Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Enviada em: 08/05/2025
A Constituição federal de 1988 garante que todo cidadão tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado , impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo pra as presentes futuras gerações. No entanto, observa-se na sociedade contemporânea, (Sem vírgula) determinados desafios que comprometem a efetivação plena desses direitos. entre eles destaca-se, (Sem vírgula) o descarte indevido de lixos nos oceanos, a criação de produtos que são tóxicos para a camada de ozônio e o aumento do consumismo desacerbado tem impactado diretamente na qualidade de vida da população e do meio ambiente. Diante disso, é necessário analisar as causas e consequências dessa problemática, afim de buscar soluções viáveis e eficazes. (Reestruture as discussões iniciais) 
Em primeiro lugar, é importante considerar que a origem do problema está na falta de medidas governamentais para fiscalizar como as empresas têm tratado o descarte de lixos tóxicos e como a humanidade tem tratado a Natureza. De acordo com o jornal News e Level (Vírgula) mais de dois milhões de toneladas de lixos são despejados nos oceanos por grandes industrias e por banhistas frequentadores de praias ao redor do planeta e o canal de notícia afirma também, (Sem vírgula) que os descartes indevidos de roupas, vidro de perfume e eletros domésticos nos aterros sanitários ao redor do mundo contribuem para a crise climática. Dessa forma, percebe-se que a ausência de ações educativas contribui para perpetuação do problema. (Reestruture a discussão. Foco em dados globais)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator que intensifica a situação e´ a expansão desordenada de cidades e atividades agropecuárias sobre áreas naturais que agrava ainda mais a crise climática, ao eliminar biomas importantes e aumentar a emissão de gases de efeito estufa. Um exemplo disso são as queimadas no pantanal, as inundações causadas pela chuva e o deslizamento de terra. Com isso, há um agravamento ainda maior porque a população mais pobre sofre com esses impactos naturais perdendo bens matérias como moradia e infraestruturas básicas. Logo, a ineficiência das medidas atuais evidencia a necessidade de mudanças estruturais. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por tanto, para mitigar os efeitos negativos da crise climática, é essencial que o ministério do meio ambiente atue de forma conjunta com as Nações unidas(ONU) para criar campanhas educativas em escolas, (Sem vírgula) e redes sociais sobre o efeito que o mau consumo e o descarte indevido de lixo pode causar no meio ambiente como forma de educar e conscientizar a população . Além disso, o governo deve criar leis mais eficaz para as grandes impressas que desrespeitar o meio ambiente, impedindo a venda do produto dessas empresas entrar no mercado de vendas como uma forma de penalizar judicialmente por meio da lei quem continuar cometendo esses delitos. Somente assim será possível construir uma sociedade mais justa que respeite a fauna e flora.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
