Impactos das mudanças climáticas no Brasil

Impactos das mudanças climáticas no Brasil

Enviada em: 06/05/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Revolução Industrial teve início na Europa (Vírgula) no século XVIII (Vírgula) e logo espalhou suas inovações tecnológicas pelo mundo, transformando-o para sempre. Contudo, o aumento do consumo e demanda por recursos naturais destruiu o planeta, e como resultado, 200 anos depois, a sociedade contemporânea sofre com as consequências de tamanho impacto ambiental. Apesar das mudanças climáticas afetarem o mundo inteiro, o Brasil virá a ser um dos países mais afetados, e tal fato levanta questões referentes aos impactos que sua população irá enfrentar.

Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro, declarou que “a natureza não faz milagres, ela faz revelações”. Sob este ponto de vista, ao analisar tragédias ambientais como as enchentes que inundaram o Rio Grande do Sul e as fortes chuvas que alagaram a Bahia, nota-se que desastres como estes não só revelam uma grande instabilidade climática como também grandes disparidades sociais. (Discussão pertinente. Explore mais) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário ressaltar que famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica sofrem mais com os efeitos das mudanças climáticas. Outro resultado da Revolução Industrial foi o rápido crescimento das cidades sem o devido planejamento. Cidadãos mais carentes foram empurrados longe dos centros urbanos e como consequência muitos se instalaram, por falta de recursos ou opções, em áreas de riscos. Assim, são mais sujeitos à acidentes e carência de tratamento. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante o exposto, fica clara a gravidade em que esses moradores vivem e como são impactados pelas mudanças climáticas. Portanto, cabe ao governo federal em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – órgão responsável por administrar ações de mitigação – criarem um plano de prevenção e adaptação às crises climáticas que seja inclusivo. Isso pode ser feito por meio da construção de centros de apoio e abrigos para aqueles afetados ou em situação de risco, com a finalidade de prestar a devida assistência que eles precisam sem excluir nenhuma parte da população. ​​​​​​​(Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Desenvolva mais as discussões ao longo do texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200