[Sem título]

Impactos das mudanças climáticas no Brasil

Enviada em: 05/05/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante a Revolução Industrial, o uso massivo de combustíveis fósseis na maquinofatura iniciou uma nova onda de mudanças climáticas pelo planeta a partir da liberação de gases poluentes. Mesmo após tratados de contenção dessas mudanças, na hodiernidade brasileira, as alterações nos climas nacionais já são observáveis, e vários impactos negativos têm surgido dessa problemática, caso do branqueamento dos corais e das enchentes urbanas. Nesse contexto, além da contribuição dada pela Revolução, alguns fatores internos influenciam tal metamorfose climática e, assim, devem ser analisados: a lógica capitalista e a escassez educacional. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Diante desse cenário, a gana mercadológica assume notável papel na mudança climática do país, bem como, consequentemente, nas agruras advindas desta. Como paralelo a isso , alude-se ao jogo eletrônico "Final Fantasy 7"; nele, é narrada a história da Avalanche, um grupo ecoterrorista que tenta combater a exploração predatória pela corporação Shinra da energia "mako", vital à integridade do mundo. Fora da ficção, a obra converge com a realidade atual, uma vez que a retirada abusiva das vegetações brasileiras pelas empresas de agronegócio para a agropecuária é responsável por grande liberação de dióxido de carbono para a atmosfera, um gás que desempenha aumento da temperatura terrestre, desregulando, logo, o clima tanto nacional quanto global. Por consequência, as massas de ar pluviais circunscritas ao território - muito influenciadas pelas condições do clima - se tornam desreguladas, acarretando chuvas torrenciais e alagamentos. Dessa maneira, uma triste realidade.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale também esclarecer o elo entre a carência educacional e as transmutações climáticas. Nesse sentido, mostra-se pertinente resgatar a fala de Paulo Freire de que "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco esta muda". Tal pensamento freireano reflete-se inteiramente na conjuntura em questão, porquanto a educação - ao abordar, de modo crítico e reflexivo, as mudanças globais do clima, destacando seus efeitos nocivos sobre a humanidade e sobre a natureza, a exemplo do branqueamento dos corais, suscitado pela acidificação dos oceanos proveniente, assim como o alagamento, da liberação de gás carbônico - conscientiza os educandos acerca da necessidade de se frear tais modificações, mobilizando-os a discutir sobre a problemática e a procurar soluções para o revés, como a partir de protestos contra as empresas supracitadas, o que, contudo, não acontece, em razão da falta de educação. (Evite períodos muito longos. Melhore a construção dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, reverter os imbróglios expostos a fim de sanar as alterações climáticas e seus problemas. Com esse intuito, cabe ao Governo Federal instalar, mediante investimentos, mais unidades de vigilância ambiental pelo Brasil (Vírgula) a fim de conter a exploração predadória. Estas edificações devem, por exemplo, promover inspeções periódicas que verifiquem se as empresas usufruem legalmente dos recursos naturais, aplicando multas do contrário. Ainda, a autoridade máxima deve criar, também por subsídios, mais escolas pelo país para disseminar o serviço educacional. Desse modo, conter-se-á as alterações sobre os climas brasílicos. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200