[Sem título]
Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Enviada em: 05/05/2025
Na obra "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, é retratada uma sociedade altamente controlada, na qual os indivíduos perdem sua autonomia e senso crítico em troca de uma falsa sensação de estabilidade. A partir dessa ficção, é possível traçar paralelos com o contexto atual, em que a complexidade dos impactos das mudanças climáticas no Brasil exige atenção e ação efetiva. Diante disso, observa-se que a persistência de desafios contemporâneos decorre, sobretudo, da ausência de consciência coletiva e da ineficiência estatal — fatores que dificultam o progresso da sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeiro lugar, é notável que a falta de consciência crítica da população contribui diretamente para a manutenção do impacto ambiental no Brasil. Como analisado pelo filósofo francês Michel Foucault, o poder se perpetua por meio da alienação e da naturalização de práticas opressoras. Nesse sentido, muitos cidadãos acabam reproduzindo comportamentos prejudiciais ou permanecem inertes diante de injustiças por falta de educação crítica e acesso à informação de qualidade (Dê exemplos). Consequentemente, essa passividade coletiva favorece a continuidade do problema e dificulta qualquer tentativa de mudança estrutural.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é inegável que a omissão do Estado no enfrentamento das questões sociais reforça ainda mais esse cenário de negligência. Conforme observado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, vivemos em uma modernidade líquida, onde as instituições se mostram cada vez mais frágeis e ineficazes. Dessa forma, a ausência de políticas públicas abrangentes, aliada à má gestão dos recursos e à burocracia excessiva, (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida) impede o avanço de soluções práticas. Isso demonstra a urgência de uma atuação governamental mais comprometida e eficaz, capaz de atender às demandas da coletividade.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é evidente que tanto a alienação social quanto a omissão do poder público contribuem significativamente para a persistência dos impactos ambientais no país. Portanto, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com escolas e universidades, implementar projetos educacionais voltados à formação crítica do cidadão, por meio de oficinas, debates e ações interativas, a fim de estimular o pensamento reflexivo desde a juventude. Além disso, é papel do Governo Federal, por meio da criação de políticas públicas efetivas e bem direcionadas, garantir a estrutura e os recursos necessários para o enfrentamento da problemática. Ambas as medidas devem ser amplamente divulgadas pelos meios de comunicação para alcançar toda a população. Só assim será possível evitar que a realidade caminhe rumo ao retrato distópico descrito por Huxley. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
