Impactos das Mudanças climáticas no Brasil
Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Enviada em: 05/05/2025
É inadmissível que as alternativas para reduzir os impactos das mudanças climáticas no Brasil, (Sem vírgula) estejam perpetuando desafios sociais que obstaculizam o progresso nacional em sua plenitude. Entretanto, não é de se espantar que a omissão do Estado e a atuação da Mídia se configurem como fatores contributivos para essa calamidade social. Portanto, apesar de sua natureza trágica, é imperativo destacar esses agentes causadores do caos para amenizar o problema de grande impacto no país, com o intuito de restaurar o caminho da ordem e do progresso. (Melhore a contextualização do tema)
A máquina pública, de fato, carece de ações para reverter o óbice do Estado. Como afirma Thomas Hobbes: "Sem Estado, não há civilização, não há cidadania, não há paz". Essa citação evidencia a importância do poder público na manutenção das leis e deveres coletivos, no entanto, o governo não disponibiliza recursos necessários para o bem-está social, a medida que contribuí com esses impactos no exato momento que não faz nada para mudar (Reestruture essa discussão). Tal conduta justifica-se em uma representatividade política extremamente arcaica, já que não providencia maneiras para deter o aumento das queimadas e desmatamento em diversas regiões do país, o que gera lucros para classes mais altas, assim o impacto causando pela natureza não tem a devida importância (Reestruture essa discussão). Dessa forma, ao falhar em sua função de garantir direitos e ordem civil, o governo não apenas desconsidera a Constituição Federal (Vírgula) mas também gera o aumento de problemas futuros no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, há de se questionar a passividade da mídia para com o problema. A fim de ilustrar essa estagnação, o escritor José Saramago, em sua obra "Ensaio Sobre a Cegueira", demonstra uma cidade afetada pelo fanatismo moral, caraterizada pela ausência de atitude frente aos problemas sociais. Nesse sentido, a realidade brasileira se torna um exemplo de cegueira moral quando a mídia concentra seu foco somente para a área promissora, onde mostram as coisas boas que acontecem, escondendo da população o que realmente importa, pois o foco da mídia sempre foi elitista, ou seja, apenas lhe convém as mudanças que agradam à elite da sociedade, por conseguinte, a comunidade não fica ciente do que realmente acontece, e dos impactos que pode ocasionar no clima, se continuarem maltratando o meio ambiente. Dessa forma, é inquestionável que essa passividade seja tratada quanto antes para reverter esse cenário. (Reestruture e explore essa discussão com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é imperativo que medidas sejam adotadas para reduzir os impactos das mudanças climáticas. Primeiramente, cabe ao Estado investir em políticas públicas, por exemplo, campanhas de conscientização nas escolas e universidades, por meio de verbas da União, garantindo, então, condições equitativas de desenvolvimento. Além disso, é crucial que a Mídia, (Sem vírgula) atue com responsabilidade social, promovendo projetos que alcancem públicos dispostos a ajudar nesse obstáculo. Assim será possível construir um país mais justo, onde todos os cidadãos tenham oportunidades iguais, independentemente de suas divergências sociais. (Apresentou pelo menos uma proposta completa)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
