[Sem título]

Impactos das mudanças climáticas no Brasil

Enviada em: 04/05/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O documentário “A última hora”, dirigido por Nadia Conners, retratou uma série de desastres ambientais ao redor do mundo. Não diferente da obra, o Brasil se encontra em um estado de emergência climática. Nesse contexto, as ondas de calor prolongadas e enchentes descomunais se tornam algumas das principais consequências.

Primeiramente, observa-se que as ondas de calor se tornaram recorrentes. Segundo a PhD em geofísica (Vírgula) Renata Libonati, entre 2000 e 2018 houve mais de 7 milhões de mortes associadas às altas temperaturas no país. Sob essa ótica, é perceptível o impacto negativo desse fenômeno na vida dos brasileiros. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, as enchentes são persistentes nas cidades. Como exemplo, em 2024, foi o ano de uma grande enchente que alagou 95% das cidades e causou diversas mortes no Rio Grande do Sul. Desse modo, tal fenômeno é agravado pela falta de estruturas desses locais. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas planejar, investir e fiscalizar políticas ambientais de proteção à natureza, a fim de mitigar as consequências do aquecimento global. É preciso também que o Ministério das Cidades promova a reestruturação dos ambientes urbanos, por meio de obras de infraestrutura que propiciem mais segurança contra enchentes. Destarte, a sociedade poderá amortecer alguns dos impactos das mudanças climáticas. (Apresentou todos os elementos)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais desenvolvidas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200