Impactos das mudanças climáticas no Brasil

Impactos das mudanças climáticas no Brasil

Enviada em: 03/05/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Mata Atlântica perdeu mais de 50% de sua área desde a chegada dos portugueses em 1500. Esse dado mostra como o impacto do homem na natureza é um problema que vem se alastrando ao longo da história. Tal problemática persiste devido à indiferença da sociedade e à insuficiência legislativa. (Reestruture)

Diante desse cenário, percebe-se que a causa dos impactos negativos nas mudanças climáticas no Brasil ocorre principalmente porque, como já dizia a filósofa Djamila Ribeiro, ''é necessário tirar um problema da invisibilidade, é o primeiro passo para sua resolução." Sob essa ótica, é perceptível a necessidade de mitigar essa mazela. (Abordagem limitada)

A insuficiência legislativa é a outra ponta desse Iceberg. A partir do momento em que o Estado é passivo e negligente (Vírgula) ás autoridades responsáveis pela fiscalização dos desmatamentos e queimadas ilegais no Brasil, (Problema na construção e sentido) criando um errôneo quadro de mudanças negativas no clima causando grandes impactos no bioma. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, a necessidade de mitigar os impactos das mudanças climáticas no Brasil. Para isso, faz-se imprescindível que o Governo — por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) — cumpra com seu dever de proteger e formular e implementar políticas públicas visando à proteção do meio ambiente, afim de proteger a natureza de danos que impactam o clima de forma negativa, por meio de incentivos do poder Estatal. Assim, reduzindo os impactos do homem na natureza, que trazem malefícios contínuos. (Proposta incompleta. Nota baixa devido ao tangenciamento) 

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser exploradas com clareza e abordar todos os aspectos do tema. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200