Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Enviada em: 03/05/2025
Marcado como um problema enraizado nas origens do país, os primeiros danos nocivos ao meio ambiente registrados em solo brasileiro datam de sua invasão seguida de colonização a fim de, dentre diversos motivos, extrair pau-brasil. Deste modo, a própria nação se ergue de repetitivas contribuições para a destruição da natureza que, mais tarde, demonstrariam inúmeros efeitos negativos tanto para os ecossistemas quanto para a população. Conforme um levantamento produzido pela Universidade de Maryland, o Brasil lidera o ranking mundial de desmatamento florestal. Por conseguinte, a qualidade de vida de povos moradores da floresta amazônica, como indígenas e quilombolas, é significativamente reduzida devido a, por exemplo, a poluição da atmosfera e do solo. (Reestruture e formule a tese com mais clareza)
Os impactos de tantos detrimentos direcionados aos espaços naturais do território brasileiro, apesar de haver uma nítida perseguição, por exemplo, aos povos que vivem em florestas devido ao alto índice de garimpo ilegal, ainda não se delimita a somente este grupo. Segundo com um estudo realizado pela USP, a temperatura de bairros distintos da cidade de São Paulo em mesmo dia e horário poderia apresentar uma diferença de até 10,1°C, onde evidencia-se que a temperatura elevada acomete as regiões mais pobres enquanto em regiões favorecidas o clima é menos intenso. Tal discrepância demonstra não só uma negligência governamental em decorrência de má implementação ou monitoramento de políticas públicas, mas também é uma grave ameaça à vida de moradores tanto de áreas urbanas centrais quanto de periferias.
(Boa estratégia coesiva) Adicionalmente, não é só com clima quente que sofrem os brasileiros. Destaca-se como consequência direta das mudanças climáticas o alto índice de deslizamentos e enchentes, que no Brasil cresce a cada ano de forma exponencial. De acordo com uma reportagem divulgada pela Câmara dos Deputados, pelo menos 900 pessoas morreram por conta de enchentes e deslizamentos em 2011 e outras milhares foram deixadas desabrigadas. Além do impacto social desta profunda devastação abrangente de toda a extensão do país ser imensurável, os prejuízos econômicos também são notáveis. A enchente histórica que atingiu o estado do Rio Grande do Sul em 2024 deixou perdas de 97 bilhões de reais para a economia brasileira (Vírgula) segundo dados levantados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, faz-se necessário melhores decisões políticas e favoráveis à preservação do meio ambiente, bem como políticas que possam combater ou amenizar de forma expressiva os impactos das mudanças climáticas para todas as partes da população. Mostra-se fundamental (Vírgula) para alcançar tal cenário (Vírgula) a disposição por parte da coletividade brasileira de educar-se para escolher candidatos prudentes e preocupados com a causa ambiental, além de também ser indispensável por parte do governo aplicar punições e fiscalizar, de forma ativa, indivíduos ou organizações que degradam a natureza, com enfoque em garimpeiros ilegais e donos de agropecuárias. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas a partir de um projeto de texto bem definido. Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
