O calor, o frio e as chuvas: quem são as pessoas mais afetadas? crises climáticas e a sua relação com as desigualdades sociais
Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Enviada em: 03/05/2025
O Brasil é um país com mudanças climáticas. Se, por um lado, o calor transforma as favelas do Rio de Janeiro em vulcões com 60 °C, por outro, as chuvas inundam as cidades do Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024. (Formule a tese)
Famílias de baixa renda são grandemente afetadas, especialmente os moradores de favelas. Um exemplo claro é o bairro Boca do Rio, em Salvador, onde há inundações frequentes, sendo um dos fatores o entupimento de bueiros, feito pelo descarte errado do lixo.
Mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência sofrem para “fugir” dos perigos como desabamentos. Muitas cidades e estados não tiveram planejamento e, por mais que seus moradores não contribuam com esses problemas, são os que mais sofrem.
O artigo 225 nos deixa cientes de que temos direito ao meio ambiente equilibrado. O Estado deve investir na infraestrutura com saneamento básico e obras de drenagem. Nas escolas é preciso ensinar sobre cuidar do meio ambiente, aprender a fazer o descarte correto do lixo. O Estado deve fiscalizar e manter o espaço limpo.
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
