[Sem título]

Impactos das mudanças climáticas no Brasil

Enviada em: 03/05/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Previsto na Constituição Federal, principal documento jurídico do Brasil, o artigo 225º determina o direito ao meio ambiente equilibrado. No entanto, na sociedade contemporânea, essa garantia ainda não se concretiza plenamente, uma vez que o Brasil apresenta uma grande densidade demográfica sem acesso a serviços básicos (Cite exemplos), assim impedindo a proteção das consequências causadas por mudanças climáticas. Nesse sentido, é fundamental analisar criticamente o papel dos impactos ambientais e os obstáculos que o país enfrenta com tal mudança.

De acordo com o filósofo Noam Chomsky, “ a cidadania é o motor da mudança social “. Essa afirmação evidencia a necessidade da união de poderes políticos para garantir a diminuição de alterações climáticas, podendo reduzir o aquecimento global a um máximo de 1,5 ou 2 graus até 2050, segundo Marengo. (Abordagem expositiva)

Esse cenário é agravado por surtos de doenças infecciosas em capitais, como a do Nordeste, no início de 1980 e 1990, causada por secas prolongadas. Devido às ações humanas, a alteração do clima muda o cronograma previsto por cientistas, visto que eventos de acontecimento único, passam por três acontecimentos por década.

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é essencial que a ciência permaneça com os estudos, prevendo acontecimentos com o clima do futuro e principais populações que são vulneráveis com tal problemática. Além disso, cabe a todos reduzir missões de gases de efeito estufa e grandes nações façam uma substituição de combustíveis fósseis por outras fontes de energia, diminuindo então, o impacto das mudanças climáticas no Brasil. ​​​​​​​(Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200