Enchentes no Brasil.
Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Enviada em: 03/05/2025
Em maio de 2024, a população brasileira presenciou um dos maiores desastres climáticos do país: uma enchente decorrente das chuvas volumosas no Rio Grande do Sul, ocorrência que se perdurou por mais de um mês e resultou em consequências desastrosas. No mesmo ano, muitos outros eventos extremos foram registrados devido às mudanças climáticas. A princípio, o evento natural, por sua vez, não é só recorrente do Sul, mas pode ocorrer em todo o país se não houver medidas para conter tais enchentes, nas quais alguns recursos são escassos. Desta forma, é crucial identificar formas para amenizar os impactos causados pelas chuvas no Brasil.
Logo de início, ao se mencionar as mudanças climáticas, no presente (Vírgula) é perceptível a gravidade de seus efeitos, já que se tratam de variações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima, de tal maneira que geram inúmeras consequências para a população, como secas, incêndios, ondas de calor e desequilíbrio nas chuvas. Desta forma, o ser humano não deixa de ser o maior causador de tais mudanças, pois emite gases poluentes para o efeito estufa, que impede que este fenômeno retenha o calor do sol na atmosfera. Além de que o Brasil é um dos líderes mundiais em emissões de gases de efeito estufa, principalmente devido ao desmatamento, logo o clima se aquece e intensifica a degradação do clima. Desta maneira, não é cabível seguir com tais ações se nesse caminho significa perpetuar a destruição. (Delimite e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe salientar o crescimento desordenado dos centros urbanos, impulsionado pelo deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhor qualidade de vida e renda. No entanto, existe uma população carente que ocupa áreas de risco, tornando-se mais vulnerável a ameaças como desabamentos e alagamentos. Além do risco a que esse grupo está exposto, o país apresenta deficiências nos sistemas de drenagem, o que acarreta alagamentos devido ao acúmulo de lixo nas vias, impedindo a devida drenagem da água. Outro ponto a se destacar é a carência de letramento ambiental, educação que pode ser iniciada des da infância para ensinar e conscientizar jovens sobre questões ambientais, assim promovendo comportamentos e decisões sustentáveis, como reciclar, economizar agua e energia, ter um consumo consciente e entre outas ações para desta forma preservar a saude do planeta e das pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, é visível os danos que as chuvas intensas acarretam no país, além de que suas causas são deveras resultantes de ações humanas que intensificam os fenômenos naturais. No entanto, é possível minimizar esses impactos, (Ponto final) para isso, é dever do governo, por meio da mídia e das escolas, incentivar ações sustentáveis à sociedade, como reduzir o consumo de combustíveis fósseis, que consiste em optar por transportes alternativos, como bicicletas ou transporte público (Vírgula) e como reduzir o consumo de energia. Para impedir alagamentos, é preciso a reciclagem, limpeza e descarte de lixo em lugares certos. Além de ampliar e verificar os sistemas de drenagem para melhor funcionamento e reduzir níveis elevados de água. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Os argumentos foram abordados de modo expositivo. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
