[Sem título]
Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Enviada em: 02/05/2025
De acordo com o Artigo 225 da Constituição Federal (Vírgula) "Todo cidadão tem direito a um ambiente ecologicamente equilíbrado". Porém, no atual contexto brasileiro, esse cenário não foi concretizado (Fale o porquê). Diante disso cabe refletir acerca da falta de fiscalização e o consumismo exacerbado para a melhor compreenção da problemática.
Convém destacar que, conforme o jornal Folha de São Paulo, órgãos ambientais como IBAMA (Desenvolva a sigla) e o ICMBIO (Desenvolva a sigla) enfrentam corte de verba e de colaboradores, atrapalhando a aplicação e inspeção da lei. Isso contribui para o aumento de atividades ilegais, como o desmatamento, queimadas e degradação de ecossistemas, impulsionando o aquecimento global. (Reestruture e desenvolva mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o comportamento consumista da população (Vírgula) desencadeado pelo sistema de produção capitalista, provoca, de forma demasiada, a exploração de recursos naturais, acúmulo de resíduos e emissões de carbono. (Truncamento) Pois "A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a ganância" (Vírgula) segundo o ativista indiano Gahdhi.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado investir uma parcela significativa do PIB (Desenvolva a sigla) na diminuição das alterações climáticas. Tal ação será realizada por meio do Ministério do Ambiente, que deverá fornecer campanhas que diminuam o consumo em massa e aumentar o orçamento de orgãos de cunho ambiental para uma maior fiscalização de leis que provocam a segurança da natureza. Com isso o Brasil se tornará um país que garante ampla defesa dos direitos fundamentais a seus cidadãos. (Proposta completa) 
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
