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Impactos das mudanças climáticas no Brasil

Enviada em: 02/05/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
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A emissora de tv, Discovery Channel (Vírgula) repercutiu-se por relatar a riqueza de fauna e flora do território brasileiro. Contudo, essa transmissão assume o caráter idealizador quando comparado ao cenário hodierno o qual sofre com as mazelas das mudanças climáticas oriundas da desinformação social, mais especificamente, a respeito das consequências dessa óbice, como por exemplo o empobrecimento nacional (Construa essa ideia com mais clareza). Logo, é necessário que esses parâmetros sejam superados.

É válido salientar, primeiramente, a negligência das grandes redes de comunicação às questões de controle climático. Consoante ao pensamento do filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para a democracia não deve ser mecanismo de opressão. Sob essa ótica, a mídia assume o papel de opressora à medida que o algoritmo dessas é o responsável pela veiculação de conteúdo (Vírgula) porém, quando é abordado temáticas ambientais voltadas às consequências interligadas ao eixo climático, o alcance é mínimo e insatisfatório ao criador, ocasionando em desinteresse sobre essa pauta, ou seja, a proporção que diminui a quantidade de pessoas envolvidas nesse nicho aumenta a desinformação da massa social. Dessa maneira, é perceptível que a mídia contribui diretamente para a permanência da problemática. (Reestruture)

Segundamente, é notório que a assimetria no eixo climático compromete a economia. Sob essa perspectiva, o escambo, que perdurou nas civilizações antigas, consiste na troca como principal forma de negociação, contudo, desde que essa prática foi superada dificilmente haverá troca sem retorno financeiro. De fato, o sistema monetário tem grande participação nas relações do século XXI, por isso que o indivíduo se vê na necessidade de obtê-lo na agricultura (Vírgula) por exemplo, fonte de renda adotada pelas esferas governamentais brasileiras, dessa forma, se os agentes causadores das mudanças climáticas como: a emissão de gases do efeito estufa, queimadas, desmatamento, deposição de poluentes atmosféricos, permanecerem, (Período muito longo) os latifúndios estarão vulneráveis ao desaparecimento por razão da dificuldade de cultivo com as mudanças repentinas do clima. Dessa forma, o país deixará de ser um dos principais exportadores mundiais e desenvolvido economicamente. (Reelabore essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que para mitigar os impactos das mudanças climáticas no Brasil precisa desfazer suas fundações. Para tanto, o Ministério da Educação, (Sem vírgula) deve (Vírgula) por meio de conferências com docentes, inserir na Base Curricular Comum, (Sem vírgula) eletivas que abordem discussões sobre as causas e efeitos das alterações climáticas a fim de formar cidadãos mais tolerantes e conhecedores do tema. Ademais, essa iniciativa é responsável para que as práticas agrícolas não sejam reféns das alterações repentinas do clima. Feito esses pontos, a nação verde-amarela estará apta ao relato da emissora de televisão. (Proposta completa) 

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200