Os desafios do combate à dengue Brasil contemporâneo
Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Enviada em: 01/05/2025
Para começar, no ano de 2002 no Brasil, durante as gravações da novela "O Clone", no Rio de Janeiro, a cidade enfrentava uma epidemia de dengue, a qual alguns atores da novela contraíram doença. Em sequência, isso se assemelha à situação vivenciada no ano de 2024, que o país enfrentou o maior surto de dengue já visto na história do Brasil. Tal que, esse aumento ocorreu devido a condições climáticas favoráveis, a ocorrência do fenômeno El Nina provoca o aumento das chuvas, e ambientes quentes a procriação é mais suscetível. A necessidade de medidas preventivas, um controle demográfico, campanhas de conscientização, repelentes distribuídos as regiões mais carentes, seriam maneiras alternativas de combate. Ainda hoje há uma escassez de agentes de saúde, uma dificuldade na eliminação dos focos de mosquitos, e também uma falha nos cuidados das políticas públicas preventivas e na conscientização da população. (Reestruture as discussões iniciais)
De acordo com Isaac Newton "Toda a ação gera uma reação", de maneira lógica isso pode ser percebido pelo descuido com o meio ambiente, o acúmulo de lixo e ambientes com a água parada que resultam em locais favoráveis ao aumento dos mosquitos. Por muito, não há agentes de saúde o suficiente, (Sem vírgula) para um controle nas residências, desse modo a população precisa ter os cuidados necessários, não fazer o acúmulo de água parada, manter o ambiente limpo e arejado, utilizar repelentes. Tal como há a urgência de ações contínuas de prevenção, não somente o cuidado quando ocorrem os surdos (Vírgula) e sim um cuidado anualmente. Portanto, campanhas de conscientização na sociedade, como ambientes públicos e escolas (Vírgula) são é fundamental, (Sem vírgula) para que as pessoas tenham a noção dos cuidados e da gravidade.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas conforme a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
