[Sem título]

Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

Enviada em: 15/04/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"A hora da estrela" (Vírgula) da escritora brasileira Clarice Lispector, tem Macabéa como personagem principal, a qual era muito pobre e sofrida. Devido à pobreza, ela só comia cachorro-quente com Coca-Cola, o que lhe causava muita fraqueza. Nesse contexto, é perceptível apenas um dos prejuízos da alimentação com ultraprocessados na saúde nacional. Nesse cenário, é evidente que a pobreza afeta na alimentação do brasileiro e que isso causa um aumento de doenças que não são supridas pela saúde pública. (Muito bem. Contextualizou o tema) 

Em primeiro plano, é notório que a escassez de condições afeta a alimentação do indivíduo. Conforme o escritor Willamy Carneiro questiona "Se o mundo está acima do peso, por que ainda existe tanta gente passando fome?". Nessa perspectiva, uma das respostas para a pergunta é a carência de nutrientes na dieta dos indivíduos, já que a disponibilidade de processados é maior e mais rápida, tanto na hora da compra, quanto no preparo, visto que muitas dessas pessoas não têm tempo suficiente para cozinhar, em razão da correria da rotina. 

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é evidente que o consumo de ultraprocessados desencadeia uma série de doenças, como, por exemplo, diabetes. Segundo o documentário "Muito além do peso" é apresentado em destaque uma das consequências, como a obesidade e a diabetes nos lares nacionais. Nesse âmbito, é esperado que quanto maior o número de cidadãos enfermos, menos o sistema público de saúde consegue suprir as necessidades de tratamento dos doentes.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo, em conjunto com o Ministério da saúde, elaborar programas auxiliadoras, isto é, investir em auxílios nas rendas de famílias pobres, como o "Grande Família", mediante pagamentos periódicos de um valor estabelecido, a fim de que o brasileiro consiga comprar alimentos adequados, sem serem industrializados. Além disso, é preciso também que o Governo realize campanhas de conscientização, por meio de palestras, panfletos e campanhas em redes sociais, como Instagram e TikTok, a fim de prevenir doenças relacionadas que sobrecarreguem o sistema público de saúde. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200