Espetáculo dos Ultraprocessados

Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

Enviada em: 14/04/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No documentário estadunidense "Super Size Me", Morgan Spurlock realiza um experimento no qual consome somente refeições de fast food durante o período de um mês. Após a experiência, Morgan nota mudanças significativas em sua saúde, como o aumento de peso, elevação do colesterol, e também transtornos psicológicos, como a depressão. De modo idêntico ao exposto por Morgan, é inegável que milhões de brasileiros infelizmente também sofrem com as mesmas consequências negativas provenientes da alimentação rica em alimentos ultraprocessados, o que compromete a qualidade de vida. Em razão disso, torna-se necessário discutir acerca da influência midiática que incentiva o consumo de comida de baixo valor nutricional, e do estilo de vida urbana, que muitas vezes demanda refeições rápidas, contribuindo para o problema. (Muito bem. Formulou a tese)

A princípio, é necessário compreender a relação entre as mídias e o consumo exacerbado de alimentos não naturais. Para estabelecer essa ideia, o escritor Guy Debord desenvolveu, por meio de seu livro "Sociedade do Espetáculo" o conceito de que os hábitos da sociedade contemporânea são fortemente influenciados pelo espetáculo — os meios de comunicação em massa, a qual induz a população a consumir certos produtos ou a agir de determinada forma (Cite exemplos). Por conseguinte, entende-se que as frequentes propagandas de comidas abundantes em ingredientes artificiais estimulam cada vez mais as pessoas a manter uma alimentação empobrecida de nutrientes, essenciais para a saúde física e mental. Dessa forma, infere-se que o Estado deve desenvolver medidas que visem conscientizar o corpo social acerca dos malefícios da alimentação não saudável e apoiar o consumo de produtos naturais.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o estilo de vida hodierno comumente se caracteriza por múltiplas responsabilidades diárias e a busca por eficiência, resultando na procura crescente por opções rápidas e simples de consumo, mas que agregam pouco valor nutricional. Para isso, sob o conceito cunhado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, modernidade líquida, a sociedade atual está marcada pela fluidez das relações sociais, instabilidade dos vínculos, e pela busca constante por praticidade e imediatismo. Nesse sentido, observa-se que a conveniência momentânea dos lanches industrializados se sobrepõe a vínculos duradouros com hábitos alimentares saudáveis, demonstrando como a lógica da modernidade líquida se reflete na atualidade (Melhore a construção desse argumento). Diante do exposto, conclui-se que as práticas modernas contribuem para o aumento de doenças e a precarização da qualidade de vida, em virtude da priorização do sustento rápido em detretimento da saúde.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a necessidade de mudanças a fim de mitigar os impactos negativos do consumo de alimentos industrializados torna-se imperiosa. É imprescindível que o Ministério da Saúde (Vírgula) em parceria com o Ministério da Educação, promova campanhas educativas nacionais voltadas à conscientização sobre alimentação saudável no cotidiano. Essa ação deve ocorrer por meio dos interlocutores de informação, como as mídias sociais e televisivas, utilizando linguagens acessíveis e dinâmicas, bem como oficinas culinárias que ensinem preparações rápidas e nutritivas. Além disso, é fundamental que empresas públicas e privadas ofereçam refeições balanceadas nos ambientes de trabalho, como parte de políticas de bem-estar dos colaboradores. Essa proposta visa, por fim, informar a população acerca dos riscos dos ultraprocessados e apresentar alternativas viáveis, que promovam a construção hábitos saudáveis, em consonância com a saúde pública e a qualidade de vida. ​​​​​​​(Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200