O consumo desinformado
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 14/04/2025
A “teologia do traste”, desenvolvida pelo poeta Manoel de Barros em suas obras, se baseia em valorizar problemas invisibilizados pela sociedade. Em virtude disso, é fundamental conscientizar o coletivo social sobre os efeitos negativos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde brasileira, os quais ocorrem devido aos seguintes fatores: a alienação informacional e o sistema capitalista. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Sob esse viés, a escassez de esclarecimento sobre as consequências do consumo alimentício industrial conecta-se com a problemática. Segundo o filósofo Immanuel Kant, “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Esse excerto sustenta o pensamento na qual os meios educacionais, (Sem vírgula) estruturam os costumes e ideologias do ser humano. Assim, a população desinformada das possíveis doenças crônicas –obesidade, diabetes e hipertensão– contraídas mediante a alimentação processada, é vulnerável tanto pela degradação do seu bem-estar, quanto por ser majoritariamente marginalizada, sem acesso escolar ou incentivo parental pela necessidade do sustento familiar.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o modelo sistêmico do capitalismo corrobora com a vicissitude. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) a filosofia de Karl Marx conclui que a busca incessante do capitalista pelo lucro, induz o mesmo à prejudicar sua clientela, nesse contexto por intermédio da produção alimentícia em massa, barata e artificial, repleta de toxinas a fim de prolongar seu prazo e viciar os paladares. Logo, ampliando o acesso e motivação ao consumo dos produtos industrializados para milhões de brasileiros, dependendo da desinformação populacional para serem comercializados.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a inércia de conscientização e a influência do consumismo capitalista formam o revés. Cabe ao Ministério da Educação, informar o escopo discente desfavorecido acerca da ingestão alimentar mediante políticas públicas eficazes contra evasão escolar, reformulando o pé-de-meia e outros projetos, e por conseguinte educar de modo eficiente todas as camadas sociais a respeito do consumo saudável, elevando as taxas de expectativa de vida. Ademais, o Governo Federal, órgão responsável pela gestão de recursos e investimentos, deve estimular a compra acessível de bens comestíveis propícios, investindo e promovendo milhares de pequenos agricultores. Dessa forma os habitantes nacionais ampliarão suas condições físicas, sustentáveis e econômicas e a "teologia do traste" será concluída como visava Manoel de Barros. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantena os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
