Combate a Obesidade Infantil no Brasil
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 14/04/2025
Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado um aumento significativo nos índices de obesidade infantil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em
2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos foram diagnosticadas com a doença. Ela pode apresentar diferentes causas, uma vez que ocorre por uma combinação de fatores-Genéticos, comportamentais e ambientais. Diante desse cenário, torna-se essencial a implementação de ações estratégicas para prevenir e combater o problema. 
A má alimentação é um dos principais fatores, que contribuem para a Obesidade Infantil. Em muitos casos, devido a rotina agitada das Famílias, os Pais optam pela praticidade dos alimentos ultraprocessados, o que compromete a qualidade nutricional das refeições. (Abordagem tangencial. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o uso excessivo de telas, como celulares,tablets e televisores,faz com que as crianças passem horas em atividades sedentárias, reduzindo a prática de exercícios físicos, e agravando o quadro da obesidade. (Parágrafo frasal)
Além de comprometer a saúde física da criança,ela também pode causar problemas psicológicos,devido ao bullyng que sofrem nas escolas.Por isso, é fudamental que pais,escolas e o estado atuem de forma conjunta,incentivando hábitos alimentares e a prática regular de atividades físicas desde a infância. 
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, conclui-se que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde,devem implementar programas de educação nutricional nas escolas públicas e privadas, por meio de palestras,atividades práticas e cardápios saúdaveis,com o objetivo de promover bons hábitos. Tais medidas irá prevenir e melhorar a qualidade de vida da criança.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Abordagem tangencial. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 440 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
