o consumo de alimentos não saudáveis
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 14/04/2025
Os alimentos ultraprocessados são substâncias extraida ou derivadas de alimentos, que contêm pouco ou nenhum alimento inteiro em sua composição, os ingredientes e proocedimentos utilizados nas fabricas de alimentação visando cria produtos de baixo custo para substituir alimentos naturais. (Melhore a contextualização do tema. Parágrafo frasal)
O maior consumo desses alimentos eram em paises de alta renda, mas cresceu rápido em paises de renda média. Entre 1998 e 2012, as vendas de snacks e refrigerantes aumentaram em 50% nos paises de renda média/alta e mais de 100% nos paises de renda média/baixa. cerca de 75% da população brasileira teram obesidade causada por consumo de alimentos ultraprocessados. (Melhore a apresentação da discussão)
Em 2019, um estudo publicado na American Joanal of Preventive Medicine estimou que no Brasil, 57 mil mortes prematura é por causa de consumo de alimentos ultraprocessados. Esse consumo está associado a um risco de 40-60% de morte relaciona a doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2. No brasil cerca de 31% dos adolescentes estão com obesidade ou sobrepeso, isso e quase duas vezes a média global, isso acontece por que muitos adolescentes ficam o dia todo jogando vidio-game e come muita comida oliosa ou chocolates, e pouco come comida naturais, e tem pouca energia para se exercitar. (Reestruture a discussão e desenvolva o seu argumento de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Para evitar esses tipos de doenças o governo deveria amenizar a produção desses alimentos, a população deveria consumi mas alimentos saudáveis (Vírgula) pincipalmente os adolescentes, para que a porcentagem da taxa de mortalidade possa cair. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
