Saúde em Jogo (Lucimara da Silva)
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 13/04/2025
Aristóteles, filósofo da Grécia antiga (Vírgula) afirma que "A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade" essa justificativa se aplicada ao dia- -a -dia do brasileiro que vem aumentando o número de pessoas que preferem adquirir alimentos processados ao invés de se fazer uma alimentação que contém frutas, verduras, legumes dentro de casa. (Melhore a contextualização e formule a tese. Parágrafo frasal)
Sob esse viés, nota-se que as refeições saudáveis vem perdendo espaço para os chamados fast food (Vírgula) ganhando a preferência dos brasileiros por ser uma comida rápida e fácil de se preparar.Mas, olhando por um outro ângulo tem a questão da saúde que se engloba nesse tipo de alimentação. (Reestruture e explore mais a discussão)
Para Corroborar o que foi escrito acima (Vírgula) é válido lembrar a frase dita por Lair Ribeiro, médico e escritor brasileiro: "Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença", ou seja (Vírgula) cedo ou tarde quem se excede de alimentos ultraprocessadoscedo ou tarde pode acarretar algumas doenças como, obesidade, problemas cardíacos, Colesterol elevado entre outros danos mais graves a saúde.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna -se primordial que a OMS ( organização mundial da saúde) reforce em escolas e supermercados planilhas informativas sobre o alto consumo de sódio, gorduras saturadas, açúcares sobre esses alimentos e os males que causam à saúde entrar em parcerias com fábricas para diminuir em sua composição esses componentes para mitigar os efeitos negativos desses ultraprocessados a saúde da população brasileira.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Delimite e explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
