Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

Enviada em: 10/04/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No documentário “Muito Além do Peso”, é abordada a influência de hábitos alimentares inadequados na saúde infantil, destacando as consequências do consumo excessivo de produtos industrializados (Apresente um dado de perspectiva geral). Entretanto, ao analisar os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros, percebe-se como esse problema, essencial para a promoção do bem-estar, não é resolvido na prática, em razão não só da falta de educação alimentar, mas também da permissividade da legislação sobre a publicidade de tais produtos. Com isso, o aumento de doenças crônicas torna-se presente e, sobretudo, a busca por uma alimentação saudável é dificultada. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Primordialmente, é necessário destacar a falta de educação alimentar como um fator que contribui para a manutenção da problemática. Em função do desconhecimento sobre os malefícios dos ultraprocessados, grande parte da população consome esses itens de forma indiscriminada. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil registra altos índices de obesidade e doenças cardiovasculares associadas ao consumo excessivo desses alimentos. Entretanto, ao observar o tema, nota-se como a ausência de políticas educacionais eficazes agrava o quadro, já que escolas e comunidades carecem de programas que incentivem hábitos saudáveis. Assim, torna-se essencial reverter essa realidade.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é igualmente preciso apontar a permissividade da legislação sobre a publicidade de alimentos ultraprocessados como outro elemento que fomenta a persistência do problema. Para entender tal apontamento, basta observar como anúncios direcionados a crianças e jovens incentivam o consumo irresponsável de produtos nocivos à saúde. Sob esse prisma, especialistas em saúde pública, como Carlos Monteiro, alertam sobre a necessidade de regular essas práticas. Nessa ótica, a fragilidade das normas regulatórias reforça a perpetuação do consumo inadequado.

(Boa estratégia coesiva) Constata-se, portanto, que os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros precisam ser enfrentados com urgência. A fim de garantir a promoção do bem-estar, o Ministério da Educação deve implementar programas de conscientização alimentar em escolas, enquanto a Anvisa deve regulamentar a publicidade de produtos ultraprocessados, restringindo anúncios voltados ao público infantil. Isso será realizado por meio de parcerias com especialistas em saúde e campanhas educativas. Dessa maneira, como abordado em “Muito Além do Peso”, será possível construir uma sociedade mais consciente e saudável. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200