O combate a obesidade infantil
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 09/04/2025
Ao decorrer dos anos estamos presenciando o aumento da obesidade infantil, que vem assolando muitas famílias. Isso não só afeta a família em um conjunto, como também a criança que sofre desse problema no seu individual. (Abordagem tangencial)
Uma das principais causas disso é a grande indústria dos alimentos processados e industrializados, que teve sua crescente com a ajuda dos famosos fast foods, que ganhou grande parte de população com comidas gostosas, rápidas e fácil de se preparar. Na semana corrida de uma família, se tornou mais prático ir a algum fast food do que dedicar apenas 1 ou duas horas cozinhando. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Contudo não são só os alimentos que são os grandes vilões, mas sim os pais que não conseguem controlar ou manter uma alimentação saudável para os seus filhos. São os pais ou responsáveis que saem para fazer compras no mercado, e cabe a eles para avaliar as melhores opções para assim organizar uma alimentação mais saudável para os seus próprios filhos. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto muito importante são as atividades físicas, onde muitas crianças perderam esse costume, por preferir jogar em seus video games ou celulares, deixando de lados os esportes ao ar livre. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto cabe à escola, junto com a uma parceria com os pais, estimularem as crianças a fazer alguma atividade física durante a semana com sua família, ter aulas na escola sobre alimentação saudável para que desde de crianças eles aprendam e possam desde pequenos a desenvolver hábitos saudáveis que diminuam as chances de obesidade na infância. 
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto e a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
