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Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 08/04/2025
Segundo a Filósofa Djamila Ribeiro, o primeiro passo para solucionar uma questão é tirá-la da invisibilidade. No entanto, no contexto atual do Brasil, Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros persiste, gerando consequências significativas, como o risco de doenças graves na população do nosso pais
. Nesse sentido, essa problemática ocorre principalmente devido à negligência governamental e à precariedade na educação brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, a ausência políticas públicas efetivas contribui para o agravamento desse tema. Segundo a Constituição Federal de 1988, "Todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". Entretanto, essa garantia muitas vezes se restringe ao plano teórico, visto que sem o apoio governamental nessa problemática pode dificultar em sua resolução (Explore mais essa ideia). Dessa forma, torna-se fundamental que medidas mais eficazes sejam implementadas para garantir a solução desse problema.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a precariedade da educação compromete o acesso dos estudantes à conscientização sobre os impactos da saúde pelo mal consumo alimentar. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". No entanto, no Brasil, a ausência de investimentos no ensino impede que muitos jovens desenvolvam pensamento crítico sobre os riscos desse impactos no bem-estar físico. Nesse cenário, evidencia-se a necessidade de medidas interventivas para incluir tais temas nos ambientes escolares. (Melhore a relação entre as ideias apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, cabe ao governo federal, junto ao Ministério da Educação – órgão responsável por deferir diretrizes ao ensino básico –, implementar programas educacionais voltados a valorizar essa área da sociedade, promovendo a formação docente contínua e campanhas de conscientização para os estudantes, por meio de palestras, projetos e orientações pedagógicas, visando garantir que essas dificuldades sejam sanadas no país. Essas medidas são essenciais para solucionar tanto a negligência educacional quanto a efetividade na melhora dos direitos humanos. Logo, apenas o enfrentamento consciente e estruturado dessa problemática permitirá sua resolução, como afirma a filósofa Djamila Ribeiro. "
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
