A saúde e o risco.
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 08/04/2025
Muito se discute sobre a importância de uma alimentação saudável, porém, as próprias pessoas fogem disso. Com isso, procuram uma refeição dita como algo saudável, ou que vai trazer resultados semelhantes a comida que não é industrializada. (Não compreende a estrutura do texto)
Em consequência disso (Vírgula) as pessoas vão atrás de alimentos ultraprocessados, ou seja, um alimento pobre em vitaminas e minerais. Esse tipo de atitude atinge diretamente na saúde, podendo levar a casos mais sérios, como a morte. O aumento do consumo brasileiro desses industrializados sobe também por questões de baixa renda, pelo sabor, e também, por certos estados emocionais.
A praticidade com armazenamento, o preparo (Vírgula) e até mesmo o consumo desses alimentos, coopera para o crescimento da ingestão excessiva da população brasileira. A busca por uma comida que satisfaça o desejo humano se tornou mais perceptível também pela falta de controle das pessoas com a própria alimentação.
Convém lembrar que, apesar de ser crítica a situação, com o aumento do risco de vida com a industrialização da alimentação o problema é, principalmente, a diferença de preço de alimentos ultraprocessados e os naturais. Isso pode afetar consequentemente nas escolhas de refeições diárias da população brasileira.
Como por exemplo, a diferença do preço do café e um suco em pó. Claramente o café é mais caro, com seu aumento significativo no Brasil, induzindo um cidadão a comprar o suco por ser mais barato. Portanto o aumento de preços em relação alimentos industrializados e os naturais interferem no consumo alimentício brasileiro.
(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos apresentados, o essencial seria uma conscientização maior dos riscos graves à saúde em relação à alimentação descontrolada e manipulada dos brasileiros (Justaposição) logo deve-se dar uma melhoria na diversidade dos preços mesmo com motivos relativamente notórios e reservados. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
