[Sem título]

Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

Enviada em: 07/04/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As mudanças que ocorreram (Especfique algumas dessas mudanças) entre os séculos XVI e XXI foram significativas para o povo brasileiro, promovendo avanços sociais, culturais e tecnológicos. No entanto, essas transformações não foram suficientes para erradicar o consumo de alimentos ultraprocessados na vida dos brasileiros. Nesse sentido, é visto que há indiferença social e negligência governamental que desenvolve esse empecilho. (Muito bem. Formulou a tese) 

É axiomático que a indiferença por parte da sociedade é uma das causas da persistência do consumo de alimentos industrializados no Brasil. Segundo Freud, em seu livro "Psicologia das Massas e Análise do Eu", os indivíduos tendem a suprimir o próprio ego e agir conforme o meio, sem se preocupar com os efeitos disso sobre sua saúde e o corpo social ao qual pertencem. Dessa maneira, é fundamental uma reforma nas atitudes da civilização para que, assim, o fim dessa realidade deixe de ser uma utopia.

Igualmente, destaca-se que a negligência governamental é um desafio a ser combatido. Na obra "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, o autor utiliza uma metáfora para criticar a falta de percepção e sensibilidade das instituições frente às crises que atingem toda a população. Logo, observa-se que a ausência de regularização e monitoramento dos setores públicos intensifica o impacto negativo na saúde dos brasileiros. (Melhore a relação do tema com a obra apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, algo precisa ser feito com urgência para que esse empecilho não se faça mais presente no Brasil contemporâneo. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação (Vírgula) em parceria com o Ministério das Comunicações, financie projetos educacionais e sociais, além de uma ampla divulgação midiática. (Truncamento) Por meio de propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre professores e alunos a fim de que tal medida se faça presente positivamente em cada ambiente social. Assim, o objetivo de erradicar o problema e modificar a mentalidade de consumo excessivo na sociedade poderia, enfim, ser alcançado. (Proposta completa) 

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200