Sobrepeso e a obesidade infantil: entre as responsabilidades da família e do Estaso
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 06/04/2025
Em face do cenário atual, observa-se com bastante atenção e preocupação (Vírgula) no Brasil e no
mundo, o sobrepeso e a obesidade infantil. Consoante o Estudo Nacional de Alimentação e
Nutrição Infantil (Enani - 2019), cerca de uma em cada dez crianças brasileiras de até cinco
está acima do peso. Para remediar tal situação, faz-se necessário que a família e o Estado,
entes estes que têm papel fundamental na promoção de hábitos saudáveis, intervenham
nesta questão de saúde pública.
A família tem um papel fundamental na promoção do hábito alimentar da criança. O
consumo em excesso de alimentos industrializados e a falta de educação física favorecem a
obesidade na primeira infância. Além disso, o acompanhamento contínuo dos pais é
essencial para incentivar um consumo alimentício alinhado positivamente, e fomentar a
prática de atividade motora desde cedo.
Assim sendo, o Estado como promotor do bem estar físico e mental de todos também
precisa aturar para minimizar o sobrepreso infantil. Iniciativas estatais que regulam e
garante alimentação saudável são necessárias para a promoção de hábitos mais
equilibrados. Ademais, campanhas educativas sobre nutrição e incentivo aos esportes nas
escolas, (Sem vírgula) são medidas benéficas no combate a problemática.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, combater o sobrepeso infantil exige a união entre família e Estado. A família deve
cultivar bons hábitos alimentares e incentivar a prática de atividades físicas. Já o Estado
precisa promover políticas públicas e campanhas educativas que estimulem uma vida mais
saudável desde a infância.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 440 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
