Sobrepeso e a obesidade infantil: entre as responsabilidades da família e do Estaso

Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

Enviada em: 06/04/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Em face do cenário atual, observa-se com bastante atenção e preocupação (Vírgula) no Brasil e no
mundo, o sobrepeso e a obesidade infantil. Consoante o Estudo Nacional de Alimentação e
Nutrição Infantil (Enani - 2019), cerca de uma em cada dez crianças brasileiras de até cinco
está acima do peso. Para remediar tal situação, faz-se necessário que a família e o Estado,
entes estes que têm papel fundamental na promoção de hábitos saudáveis, intervenham
nesta questão de saúde pública.

A família tem um papel fundamental na promoção do hábito alimentar da criança. O
consumo em excesso de alimentos industrializados e a falta de educação física favorecem a
obesidade na primeira infância. Além disso, o acompanhamento contínuo dos pais é
essencial para incentivar um consumo alimentício alinhado positivamente, e fomentar a
prática de atividade motora desde cedo.

Assim sendo, o Estado como promotor do bem estar físico e mental de todos também
precisa aturar para minimizar o sobrepreso infantil. Iniciativas estatais que regulam e
garante alimentação saudável são necessárias para a promoção de hábitos mais
equilibrados. Ademais, campanhas educativas sobre nutrição e incentivo aos esportes nas
escolas, (Sem vírgula) são medidas benéficas no combate a problemática.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, combater o sobrepeso infantil exige a união entre família e Estado. A família deve
cultivar bons hábitos alimentares e incentivar a prática de atividades físicas. Já o Estado
precisa promover políticas públicas e campanhas educativas que estimulem uma vida mais
saudável desde a infância.

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200