Desafios de uma alimentação sustentável em comunidades de baixa renda
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 06/04/2025
No Brasil o consumo de alimentos saudáveis em famílias de baixa renda, (Sem vírgula) é um grande desafio pois não é fácil manter uma dieta equilibrada caracterizado pela grande presença de cereais, óleos, gorduras, açúcares, alimentos industrializados, carnes gordas, alimentos com alta densidade e frutas (Melhore a clareza dessa ideia). A falta de educação alimentar e os altos custos em produtos saudáveis é um cenário que vem preocupando muito e contribuindo ao aumento de doenças como hipertensão, obesidade e diabetes.
Um dos principais desafios enfrentados por essas comunidades é a falta de alimentos saudáveis e frescos. Em algumas comunidades, onde supermercados locais tendem a oferecer uma alta quantidade em alimentos ultraprocessados ricos em açúcares, alto teor em sódio e gorduras saturadas (Parece que o raciocínio não foi finalizado). Essa realidade deixa a escolha de ter uma alimentação mais saudável muito difícil para famílias de baixa renda. (Reestruture e explore mais a discussão)
Nas comunidades de baixa renda a educação nutricional deveria ser um papel crucial para uma formação com hábitos alimentares saudáveis, muitas pessoas pensam que para comer bem você tem que gastar muito, fazendo assim optar por consumo de alimentos ultraprocessados uma coisa rápida e barato, sem compreender a importância de uma dieta equilibrada e como preparar uma refeição saudável com ingredientes disponíveis. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, os desafios para uma alimentação saudável em comunidades de baixa renda exige uma grande combinação de ações sociais, educativas e econômicas. (Truncamento) Pois, (Sem vírgula) é imperativo que haja um esforço conjunto da sociedade civil, governo e comunidades para que podemos transformar a realidade alimentar de várias comunidades uma alimentação nutricional e saudável, garantindo saúde, bem-estar e qualidade de vida para todos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas por meio de um projeto de texto bem definido. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
