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Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 06/04/2025
Na obra intitulada "Brasil, País do Futuro", o autor austríaco Stefan Zweig defendeu que o país estava destinado a ser uma das maiores potências mundiais. Entretanto, décadas depois, essa previsão ainda não se concretizou, e os efeitos do consumo dos alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros configuram-se como uns dos maiores entraves para o pleno desenvolvimento da nação. Essa problemática persiste, sobretudo, em razão da omissão governamental e da indiferença social, os quais dificultam a mitigação dessa questão. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Sob esse viés, é essencial destacar a desassistência do governo como um dos principais fatores agravantes do óbice. Segundo o filósofo Friedrich Hegel, o Estado é responsável por garantir o bem-estar coletivo, por meio de políticas que atendam às necessidades da população. Contudo, no Brasil, essa premissa frequentemente não é cumprida, como se observa na falta de atuação das autoridades em eliminar os produtos ultraprocessados. Essa ausência de medidas eficazes demonstra a negligência governamental, agravando crescentemente a acessibilidade a esses tipos de alimentos. Assim, a ineficiência estatal contribui para perpetuar as consequências de consumir as mercadorias ultraprocessadas ao corpo humano, impedindo avanços significativos nessa adversidade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o desinteresse dos cidadãos também desempenha um papel central nessa chaga. Conforme a filósofa Hannah Arendt, a banalização de conflitos recorrentes faz com que a população perca a capacidade de reagir, aceitando-as como parte da normalidade. No contexto brasileiro, isso se reflete no ambiente familiar, onde os pais determinam de lanche salgadinhos e bolachas para os filhos comerem na escola, evidenciando como a apatia coletiva favorece a permanência das gravidades de se alimentar com industrializados (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, a escassez de mobilização social aprofunda as dificuldades enfrentadas, reforçando os obstáculos à solução desse problema.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, medidas eficazes são indispensáveis para mitigar esse imbróglio. O Governo Federal, como principal agente regulador da sociedade, deve criar políticas, por meio da verba do Ministério da Saúde para promover leis de controle da quantidade de ultraprocessados que podem ser comprados por pessoa e colocados nas prateleiras dos supermercados, visando a redução do consumo desses produtos pelos cidadãos. Além disso, ONGs (Organizações Não Governamentais) necessitam promover campanhas públicas, utilizando a rede midiática para divulgar informação de desmistificar crenças para conscientizar os brasileiros sobre a importância de evitar o consumo de alimentos que não são naturais. Com essa iniciativa articulada, será possível superar os entraves mencionados e aproximar o Brasil do futuro promissor defendido por Stefan Zweig. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
