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Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 06/04/2025
O desenho animado Jovens Titãs no episódio "Problema em Dobro", dois personagens, Mutano e Cyborg, após usarem dois clones para lidarem com suas respectivas obrigações utilizam de seu tempo livre para comer fast-food e jogar, ao decorrer do episódio são retratados com o dobro de peso. Fora da ficção, é visível que os animadores, ao adotar essa perspectiva, tenham conhecimento dos efeitos dos alimentos ultraprocessados no estado de saúde, alimento esses que se propagam com frequência nas mídias sociais e são comumente fáceis de se encontrar pela grande demanda de produção nas indústrias brasileiras.
Primeiramente, a mídia dá ensejo ao consumo exacerbado de alimentos com aditivos. De acordo com o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para a democracia não deve ser mecanismo de opressão. Contudo, as propagandas, mais especificamente o marketing acerca desses produtos (Vírgula) o idealizam para induzir a compra, o uso de cores chamativas, efeitos especiais e personagens queridos pela criançada é exemplo de publicidade infantil tal qual uso de apelos visuais para idealizar o produto, isso faz com que haja uma grande expectativa quanto a experiência gastronômica e consequentemente ao desejo de consumo. Logo entende-se que esse desejo se sobressai em vista da consciência a respeito dos componentes desses alimentos e seus efeitos na saúde. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
Segundamente, é notório que a indústria alimentícia negligencia o bem-estar a coletividade. Segundo o filósofo polonês Bauman, o mercado financeiro está colonizando os valores da sociedade. De fato, evidencia-se o que discorre Bauman quando se leva em consideração a grande demanda de ultraprocessados aos comércios brasileiros, o que conclui que as indústrias negligenciam a saúde à massa social tanto pela composição dos alimentos quanto pela facilidade de consumi-los, como o macarrão instantâneo o qual contém informações a respeito do modo de preparo na própria embalagem além de enaltecer que fica pronto em cerca de 3 a 5 minutos. Dessa maneira, é evidente que apenas o lucro é priorizado. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é crucial medidas exequíveis a esse cenário hostil. Cabe ao Estado, (Sem vírgula) administrar de maneira a reger a demanda de alimentos ultraprocessados aos comércios. Ademais, o setor administrativo das mídias sociais deve impulsionar postagens com conteúdos que abordem temáticas voltadas à importância de alimentos naturais: frutas, verduras, legumes, com o intuito de diminuir o alcance apenas de publicidades de fast-foods. Feito esses pontos, o Brasil estará livre do cenário que se vê na animação. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
