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Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 04/04/2025
No filme "Wall-E", da Pixar, uma sociedade futurista é retratada como fisicamente debilitada devido ao sedentarismo e à alimentação artificial. Apesar de fictício, esse cenário reflete, em parte, a realidade brasileira atual, marcada pelo elevado consumo de alimentos ultraprocessados. Esses produtos, ricos em açúcares, sódio e aditivos químicos, têm provocado sérios impactos à saúde pública, sendo urgente a conscientização e a intervenção estatal sobre o tema.
Em primeiro lugar, o aumento no consumo desses alimentos tem contribuído para o crescimento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e hipertensão. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), mais da metade da população adulta brasileira está com excesso de peso, índice associado diretamente ao padrão alimentar inadequado. Essa realidade afeta, sobretudo, as classes sociais mais vulneráveis, que encontram nos ultraprocessados uma opção mais acessível e de fácil preparo. (Discussão pertinente. No entanto, precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a publicidade direcionada, especialmente às crianças, estimula hábitos alimentares prejudiciais desde a infância. Campanhas com personagens e brindes tornam os produtos mais atrativos, dificultando escolhas conscientes. Essa manipulação compromete o direito à saúde, previsto no artigo 6º da Constituição Federal. (Desenvolva mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Ministério da Saúde, em parceria com escolas e meios de comunicação, desenvolva campanhas educativas contínuas sobre alimentação saudável. Ademais, a Anvisa deve regulamentar de forma mais rígida a rotulagem e a publicidade dos ultraprocessados, com advertências visíveis sobre os riscos. Somente com medidas integradas será possível promover uma sociedade mais saudável e consciente. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
