Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 04/04/2025
Desde a Revolução Industrial ocorrida no século XIX, o consumo de alimentos ultraprocessados tem demanda significativa em todo o mundo, visto que foram muito popularizados a partir de sua ascensão. No Brasil, o excesso de procura por estes alimentos vai além do fato de serem extremamente palatáveis, abrangendo a insegurança alimentar do país. Entretanto, o principal problema que essa realidade traz são os efeitos sob a saúde pública, já que a obesidade e a desnutrição permeiam o cotidiano dos brasileiros com baixa renda.
Carboidratos são a primeira fonte de energia do corpo humano, dado que possuem índices glicêmicos elevados que são úteis para as células. Porém, o consumo exacerbado destes, alinhado à carência de outras macromoléculas fundamentais –como proteínas- fazem com que o corpo reserve mais gordura. Considerando que os alimentos ultraprocessados são feitos para causar a saciedade imediata (sem nutrir), é inevitável que a obesidade esteja atrelada ao alto consumo. Todavia, esta doença é frequentemente negligenciada por seus portadores, não sendo vista como uma. Tal realidade é caracterizada de modo exagerado, a fim de provocar reflexões, na animação "Wall-e" (Reestruture deixando clara a relação entre a animação e a discussão), da Disney. Nela, é possível identificar uma idealização de futuro considerando a negação da obesidade, e ela traz máquinas facilitadoras de locomoção, já que a condição de saúde das pessoas as impede de andar por elas mesmas.
Tendo em vista a disparidade de renda da população, a insegurança alimentar fica evidente. Não obstante à falta de opções nutritivas e baratas, a conscientização ineficaz sobre alimentação acarreta escolhas ruins, levando ao consumo de alimentos ultraprocessados no dia a dia. Enquanto não houver uma educação alimentar devida para todos, a desnutrição, obesidade e incidência de procura por alimentos não nutritivos permanecerá representando um empecilho para o desenvolvimento. A inserção de projetos de conscientização alimentar já ocorreu nos EUA: protagonizado por Michelle Obama, o projeto buscava reformar a alimentação em escolas públicas, além de ensinar valores nutricionais. Dado que obteve sucesso, registros dessa iniciativa mostram crianças e jovens em contato com alimentos e opções saudáveis, retratando a mudança necessária.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, buscando diminuir os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados (Veja sinônimos) na saúde dos brasileiros, é essencial que o órgão público de saúde juntamente com as instituições educacionais, responsáveis pela educação dos jovens, promovam conscientizações sobre nutrição. Estas devem ser feitas por meio de projetos que engajem os envolvidos, e que sejam possíveis na realidade financeira dos brasileiros. Só assim será possível que os problemas de saúde pública relacionados à alimentação sejam solucionados.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
