Desafio para valorização de povos originários no Brasil

Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

Enviada em: 02/04/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em suas redes sociais o personal trainer Carlos, conhecido como Carlão, mostra a rotina de famosos brasileiros com problemas de obesidade e desnutrição. (Melhore a progressão de ideias) Como uma de suas intenções ao divulgar tais casos estão conscientizar sobre saúde e uma alimentação adequada por meio de alimentos naturais e saudáveis. No entanto, mesmo após grande reperfusões de vídeos e matérias publicadas nos mais diversos meios de comunicações (Vírgula) ainda é constante os efeitos de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros. Diante dessas afirmações, a negligência governamental e a falta da conscientização desde a infância podem ser atreladas a esse caso. 

Em primeiro plano  (Vírgula) deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento excessivo de alimentos ultraprocessados e suas consequências a saúde dos brasileiros. Reportagens recentes (Cite de onde exatamente) destacam pesquisas com dados internacionais sobre o consumo de alimentos ultraprocessados e como conclusão e o Brasil está entre os dez países que mais fazem o consumo de alimentos industrializados (Melhore a construção de sentido). Partindo desse pressuposto os indivíduos que mais consumem estes alimentos são pobres e trabalhados, já que, tais comidas são de baixo custo e fáceis de serem consumidas em dias em que um trabalhador brasileiro leva em média duas horas para o deslocamento até o serviço e com oito horas mínimas diária durante seis dias na semana. (Muito importante apresentar uma informação/dado mais específico)

(Boa estratégia coesiva) Ademais é imperativo ressaltar a falta de conscientização desde a infância sobre os efeitos de ultraprocessados para a saúde dos brasileiros como promotor para o problema. Segundo a reportagem exibida pelo jornal “Balanço Geral” (Vírgula) da emissora Record, crianças e adolescentes estão cada dia mais apresentando doenças como hipertensão e diabetes e isto pode ser atribuído com o alto consumo de alimentos industrializados logo durante a infância. Assim, palestras em escolas com o auxílio de um nutricionista explicando a importância para a saúde sobre o consumo de alimentos naturais devem reduzir esses problemas ao longo dos anos. (Explore de modo mais produtivo)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que ações concretas precisam ser adotadas para enfrentar esse desafio. Em vista disso, o Governo Federal, encarregado de organizar o funcionamento do Estado e promover o bem-estar social, deve prorrogar leis que garantem um estilo de vida mais digno a seus cidadãos e garantir a conscientização de crianças perante as escolas. Tal medida tem o objetivo de reduzir as taxas de problemas de saúde como consequência do consumo de alimentos ultrapassados. Dessa maneira, o Brasil estaria mais próximo de alcançar os ideais utópicos de justiça e harmonia. (Faltou apresentar o meio/modo)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200