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Regulamentação das redes sociais no Brasil
Enviada em: 22/02/2025
Na obra intitulada "Brasil, País do Futuro", o autor austríaco Stefan Zweig defendeu que o país estava destinado a ser uma das maiores potências mundiais. Entretanto, décadas depois, essa previsão ainda não se concretizou, e os desafios da regulamentação das redes sociais no Brasil configuram-se como um dos maiores entraves para o pleno desenvolvimento da nação. Essa problemática persiste, sobretudo, em razão da omissão governamental e da indiferença social, os quais dificultam a mitigação dessa questão.
Sob esse viés, é essencial destacar a desassistência do governo como um dos principais fatores agravantes do óbice. Segundo o filósofo Friedrich Hegel, o Estado é responsável por garantir o bem-estar coletivo, por meio de políticas que atendam às necessidades da população. Contudo, no Brasil, essa premissa frequentemente não é cumprida, como se observa na falta de proteção aos indivíduos que estão sofrendo ameaças no meio online. Essa ausência de medidas eficazes demonstra a negligência governamental, agravando a carência de segurança às pessoas nas redes sociais. Assim, a ineficiência estatal contribui para perpetuar os obstáculos para regulamentação da mídia online, impedindo avanços significativos nessa adversidade.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o desinteresse populacional também desempenha um papel central nessa chaga. Conforme a filósofa Hannah Arendt, a banalização de conflitos recorrentes faz com que a população perca a capacidade de reagir, aceitando-as como parte da normalidade. No contexto brasileiro, isso se reflete na percepção dos cidadãos de que é comum criticar e ser criticado nas plataformas digitais, evidenciando como a apatia coletiva favorece a manutenção dos reveses das ferramentas midiáticas no território brasileiro. Dessa forma, a escassez de mobilização social aprofunda as dificuldades enfrentadas, reforçando os obstáculos à solução desse problema.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, medidas eficientes são indispensáveis para mitigar esse imbróglio. O Governo Federal, como principal agente regulador da sociedade, deve criar políticas públicas para combater a violência digital, por meio da verba do Poder Legislativo para providenciar leis que punam adequadamente a quem cometer discurso de ódio no ambiente digital, além de uma investigação minuciosa para descobrir quem está agindo desta maneira, visando amenizar a agressão virtual. Além disso, é imprescindível que as ONGs (Desenvolva a sigla) promovam campanhas públicas, utilizando a rede midiática para divulgar informações, desmistificar preconceitos e apresentar relatos de pessoas que já foram afligidas por ameaças online para conscientizar os brasileiros sobre a importância da regulamentação das plataformas digitais na nação. Com essas iniciativas articuladas, será possível superar os entraves mencionados e aproximar o Brasil do futuro promissor defendido por Stefan Zweig. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
