Proibição do uso de celulares nas salas de aula
Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 28/01/2025
Conforme o Artigo 5º da Constituição Federativa, todo o cidadão é igual perante a lei, tendo seus direitos sociais garantidos pelo Estado. No entanto, os indivíduos proibidos de usar o próprio celular no âmbito escolar sofrem por não serem tratados de forma igual. Isso ocorre, (Sem vírgula) devido à ausência de ações governamentais para a melhora da educação, aliada à desigualdade social presente no país. Sendo assim, são necessárias ações para mudar esta situação.
Neste contexto, é pertinente destacar que a negligência governamental agrava o problema. Nesse sentido, a antropóloga Lilia Schwarcz, (Sem vírgula) afirma que o Brasil prática uma "política de eufemismos", negligenciando a atenção adequada para determinadas questões sociais. Consequentemente, ao não investir realmente na melhora da educação brasileira, essas pessoas acabam desvalorizando cada vez mais o aprendizado nas salas de aula. (Explore essa discussão com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é fundamental salientar que o país é socialmente desigual, tornando as mudanças de vida desafiadoras. Sobre isso, o geógrafo Milton Santos, (Sem vírgula) explica que há "espaços luminosos", os quais recebem maior atenção e investimentos, e "espaços opacos ", em que estão os mais pobres e sem rebeber a devida atenção do governo. Assim, os desfavorecidos enfrentam grandes dificuldades para ter acesso a pesquisas, trabalhos onlline propostos pelos colégios, oque o celular facilita muito. (Melhore a relação dessa discussão com o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para enfrentar esta nova fase da proibição dos celulares é essencial repensar, criar um Projeto de Lei que vise investir na era tecnológica. Tal ação deve ser efetuada pelos deputados e senadores federais, responsáveis por criar medidas para auxiliar todos os alunos, seja por meio da organização de uma escuta social, para compreender as necessidades dos envolvidos e da efetivação das ações solicitadas por eles. Dessa maneira, a ineficácia do Estado e a desigualdade não afetarão mais os estudantes, o que garantirá a todos, de fato, o que é previsto na Constituição brasileira.
Dados correção tradicional
As discussões precisam estar mais alinhadas ao tema. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
