Redação 01
Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 27/01/2025
O uso de celulares em sala de aula é um tema que desperta debates intensos entre educadores, pais e especialistas. Enquanto alguns defendem a proibição como forma de garantir maior concentração e disciplina, outros argumentam que a tecnologia, quando bem utilizada, pode ser uma aliada do aprendizado. A análise dessa questão deve levar em conta não apenas os benefícios e desafios da proibição, mas também o papel da educação no preparo para um mundo cada vez mais digital.
Por um lado, a proibição do uso de celulares pode ser vista como uma medida necessária para evitar distrações e promover o foco dos alunos. Estudos indicam (Indique as fontes) que o acesso irrestrito a dispositivos eletrônicos durante as aulas contribui para a dispersão e a queda no desempenho escolar. Além disso, a presença de celulares pode facilitar o cyberbullying e o uso inadequado das redes sociais, criando um ambiente pouco saudável dentro da escola. Nesse contexto, retirar os aparelhos das salas de aula é uma forma de garantir que o tempo dedicado ao aprendizado seja aproveitado ao máximo. (Delimite e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é inegável que os celulares podem ser ferramentas poderosas para a educação. Aplicativos, plataformas de pesquisa e outras tecnologias podem complementar o ensino tradicional, tornando-o mais dinâmico e acessível. Proibir o uso do celular pode ser interpretado como uma postura antiquada, que ignora o potencial educativo desses dispositivos. Além disso, ao invés de restringir, seria mais produtivo ensinar os alunos a utilizarem os celulares de maneira consciente e responsável, preparando-os para lidar com a tecnologia no cotidiano e no mercado de trabalho. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a discussão não deve se limitar a "proibir ou liberar", mas sim buscar um equilíbrio entre o uso consciente e as regras em sala de aula. A educação digital deve ser incluída no currículo escolar para ensinar habilidades como foco, ética no uso da tecnologia e discernimento crítico. Escolas, professores e famílias precisam trabalhar juntos para criar um ambiente onde o celular seja mais uma ferramenta de aprendizado do que uma fonte de distração. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Em síntese, a proibição do uso de celulares nas salas de aula pode resolver problemas imediatos, como a falta de atenção, mas não prepara os estudantes para os desafios de uma sociedade digital. O ideal é equilibrar o uso da tecnologia com uma abordagem educativa, transformando os celulares em aliados do ensino. Afinal, o papel da escola não é apenas transmitir conhecimento, mas também preparar cidadãos conscientes e capacitados para o futuro. (Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais os argumentos ao longo do texto. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Combinado? Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
