[Sem título]
Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 26/01/2025
“De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha do que a abstinência”. Frase dita pelo humorista brasileiro Millôr Fernandes. O humor pode revelar até mesmo os desejos mais sombrios do homem, ou dos jovens, que atualmente terão que lidar com a proibição dos smartphones nas escolas brasileiras. O celular é uma ferramenta muito presente e essencial para o ser humano, que ao longo dos anos apresentou diversos avanços no ramo tecnológico como a inclusão de assistentes nos aparelhos celulares, reconhecimento facial e digital, entre outros.
Entretanto (Reveja a estratégia coesiva. Este é o primeiro parágrafo de desenvolvimento), apesar dos celulares serem de utilidade no cotidiano adulto, necessitando apenas do aparelho para a realização de transações bancárias, identificação, localização etc. Porém, o dispositivo tem um impacto totalmente diferente nos adolescentes e crianças, onde acabam se prejudicando no desenvolvimento escolar e no convívio social. 
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o uso indevido do celular pelos jovens pode acarretar diversos vícios e até mesmo transtornos mentais, como TDAH, esquizofrenia etc. (Apresent dados) A internet proporciona de maneira fácil o acesso a conteúdos de violência explícita e cunho sexual, o que afeta de forma direta e indireta uma mudança de comportamento nas escolas, um comportamento agressivo e antissocial. Além disso, o aparelho nas escolas afeta a atenção do aluno e o aprendizado, pois tudo pode ser pesquisado no Google. (Muitas discussões para um parágrafo de desenvolvimento. Bom estudo)
A proibição do celular não é algo inovador, pois essa medida já vem sendo aplicada em países como Espanha e México, mas é algo essencial para reeducar os jovens que estão cada vez mais dependentes e submissos aos eletrônicos, que acabam por cessar a curiosidade e o saber através de um livro. O mundo está mudando, é preciso uma mudança para a presença de adultos competentes e qualificados no futuro. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
