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Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 26/01/2025
Na idade média, a espécie humana se desenvolvia lentamente para tornar-se no que é hoje, longe da eletricidade ou qualquer tecnologia moderna que facilita o contato com o mundo por meio das redes, a principal ferramenta que possibilitou tal avanço é a internet, que mudou toda a dinâmica da sociedade contemporânea em vários âmbitos. (Parágrafo frasal. Melhore a progressão de ideias)
Seguindo essa linha de pensamento, entende-se que essa ferramenta foi uma conquista importante para a humanidade, entretanto, o uso excessivo da mesma gera diversos problemas de interação, conexão social, dependência e vício em tecnologia, consequência agravada no contexto de faixas etárias menores, como a infância e juventude, visto que essas crianças são mais suscetíveis a tornar-se dependentes devido à fase de crescimento do sistema nervoso que ainda está se desenvolvendo. (Reestruture e explore mais a discussão. Parágrafo frasal)
Essa falta de interação e o isolamento provocados pelo excesso de aparelhos eletrônicos acarreta em diversos problemas psicológicos (Vírgula) como exemplo o transtorno de déficit de atenção (TDAH), depressão, ansiedade e entre outros desafios (Apresente dados). A presença constante dos celulares prejudica o aprendizado e a cultura de determinado lugar, afetando a estrutura e o desenvolvimento populacional a longo prazo, podendo até mesmo reduzir a média do coeficiente intelectual (QI) de um determinado grupo, pois como dizia Herbert José de Souza, “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência, muda sim pela sua cultura”.
Consequentemente, a proibição dos celulares no ambiente acadêmico de ensino fundamental (Essa discussão só foi inserida agora. Ela precisa estar presente em todo desenvolvimento textual) e médio faz-se necessária de modo que se não implementado, atrapalha na progressão da educação e interações humanas entre os alunos ao longo do tempo. O estado em conjunto com munícipios e prefeituras devem adotar medidas em centros educacionais e escolas afim de criar um convívio escolar mais saudável, agradável e eficiente, porque de acordo com Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões, abordando todos os aspectos do tema. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
