PROIBIÇÃO DO USO DE CELULARES NAS SALAS DE AULA.
Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 25/01/2025
Atualmente no Brasil, a Secretaria Municipal de Educação decide restringir o uso de celulares nas salas de aula (Vírgula) já que visa uma melhora significativa na aprendizagem, acessibilidade, inclusão e saúde mental dosestudantes. Porém existem fatores mais importantes para serem tratados que ferem diretamente a relação social dos alunos, como bullying , preconceito e racismo. (Reelabore. Cuidado com o tangenciamento)
Diante desse cenário é nítido que pouco fala e interfere nesses problemas escolares, são romantizados pela população por ocorrer na sociedade desde sempre e ter se tornado algo normal, as escolas nunca se preocupam com um trabalho educativo para que encontrem uma rede de apoio para lidar com seus problemas e traumas. Muitas crianças e adolescente são tímidos e tem dificuldades em se relacionar pela violência que ainda existe. De acordo com DataSenado (Vírgula) cerca de 6,7 milhões de estudante sofreram algum tipo de bullying na escola em 2023 , ou seja , muitos alunos sofrendo violência psicológica e não está recebendo nenhuma ajuda governamental ou do município.
Vale ressaltar que além de não agregar na melhora social, as crianças e adolescentes nasceram em uma fase do mundo totalmente ligado as telas e à tecnologia, então sustentar uma ideia arcaica que proíbe o uso de tecnologia no local onde os adolescente mais passam o tempo durante o dia é um grande erro, visto que tudo que precisamos fazer teremos que utilizar o celular como: pedir comida, transporte, pagar contas, fazer trabalhos e em nenhum momento esse avanço positivo da tecnologia foi abordado ou debatido nos espaços escolares de forma pedagógica.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, cabe ao município e ao governo abolir a lei de proibição do uso de celulares nas salas de aula, (Melhore a progressão de ideias) é necessário desenvolver um plano educacional completo para educação digital e não somente a restrição. E para o problema de falta de atenção é necessário que as escolas tornem as aulas mais didáticas e interativas para que prenda atenção dos alunos durante o aprendizado.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura e o tema proposto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
