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Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 24/01/2025
O compositor brasileiro Belchior, na canção "Como Nossos Pais", diz em um de seus versos que "Eles venceram e o sinal está fechado pra nós, que somos jovens". A icônica frase é uma crítica às decisões dos militares que ignoravam a liberdade e a realidade dos mais novos em um regime ditatorial. Mesmo que sob um contexto diferente, a recente decisão do Congresso Federal de banir os celulares das escolas também pode ser interpretada como uma ação arbitrária, que desconsidera a subjetividade de diversos estudantes no Brasil. Isso acontece pois a inibição não é a melhor forma de resolver um problema, assim como rejeita as vantagens que a adoção dos aparelhos pode trazer aos aprendizes.
Em primeiro lugar, é importante salientar que a proibição é uma decisão simplista e preguiçosa. Tal opinião é desenvolvida na música "Obrigado, Não", de Rita Lee. Em uma entrevista concedida pela cantora, ela explica que sua produção é uma crítica à forma como a sociedade brasileira, em diversas ocasiões, tenta barrar atitudes consideradas erradas, como se o impedimento fosse resolver os problemas que surgem com essas práticas. Na realidade, o banimento, na maioria das vezes, só gera revolta e não extingue os atos banidos, só as esconde. Da mesma forma, vetar o uso de celulares não resolverá problemáticas como vícios ou abusos do aparelho, só resultará em estresse e desobediência por parte dos alunos.  (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, ao interditar a entrada de telefones, o Congresso Nacional ignora os benefícios que os mesmos trazem à educação. Benefícios, esses, que incluem a agilidade do acesso à informação, artigos científicos, independência nos estudos e na inspiração para a produção de textos e atividades. Essa decisão isola os ambientes educacionais das inovações diversas aos quais a humanidade está cada vez mais imersa, conforme diagnosticou Steve Jobs, o inventor do iPhone: "A tecnologia move o mundo". Esse é um sinal de retrogresso.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que medidas sejam urgentemente tomadas com o propósito de resolver tal questão. Cabe ao Poder Legislativo tupiniquim a promoção de ações úteis de combate aos problemas associados ao celular, por meio de pesquisas, palestras e oficinas psicológicas, que ouçam o que os alunos têm a dizer e explicar, com o intuito de entender as causas reais dessas problemáticas e, assim, conseguir planejar políticas realmente solucionadoras. Cabe também ao Governo Federal considerar a importância da tecnologia na sociedade contemporânea brasiliana. Só então, (Sem vírgula) a juventude será finalmente livre e ouvida. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
