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Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 21/01/2025
Ao refletir sobre proibição do uso de celular nas salas de aulas (Vírgula) é preciso analisar os malefícios trazidos para o aprendizado. Nesse contexto, defende-se a proibição do uso de celulares em escolas. Para aprofundar nesse assunto é importante entender sobre como o celular influencia na concentração, bem como no isolamento social. (Reestruture e melhore a contextualização do tema)
Preliminarmente, cumpre destacar que o celular tira a atenção dos alunos. De acordo com o site educação Uol (Melhore a coesão) “ seis estudantes a cada 10 que se distraem com os aparelhos digitais, nos países da OCDE”, (Justaposição) por conta do algoritmo que foi criado para provocar vicio, o celular com acesso a rede tras cada vez mais conteúdos de interesse de seus usuários, logo percebe-se que a proibição em sala de aula se faz necessária para a melhora da atenção dos alunos e por consequência o rendimento escolar. (Reestruture a discussão)
No que tange ao uso de celular nas escolares que tem provocado isolamento social. (Truncamento) Conforme Zygmunt Bauman (Melhore a coesão) “estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo”, no aparelho os estudantes têm o mundo em suas mãos e ao mesmo tempo estão sozinhos pois se isolam para fazer uso da tecnologia e não sobra tempo para fazer amizades “reais” e trabalhar habilidades como trabalho em grupo (Melhore a construção dessa discussão). Ademais esta prática tem causado ansiedade nesses jovens, assim como transtorno já tem um nome nomofobia, medo de ficar sem o celular. (Melhore a construção de sentido)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é importante ressaltar que o poder público, juntamente com o ministério da educação (Vírgula) deve limitar o uso de aparelhos eletrônicos apenas em caráter pedagógico, bem como criar campanhas de conscientização para os estudantes e pais, sobre a importancia de estar presente da sala de aula sem qualquer tipo de distração. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
